Regiões

Mais de oito mil Bilhetes de Identidade à espera dos proprietários desde 2021

Lourenço Bule

Jornalista

Mais de 8.500 Bilhetes de Identidade (BI) encontram-se abandonados, desde 2021, em vários postos de Identificação Civil e Criminal da província do Cuando Cubango.

04/06/2023  Última atualização 08H54
População tem sido sensibilizada a levantar, em tempo útil, os documentos tratados nas várias repartições do Estado © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro

Os dados foram tornados públicos, em Menongue, pelo chefe do Departamento Provincial de Identificação Civil e Criminal, Manuel Miguel, acrescentando que o maior número dos Bilhetes de Identidade emitidos e por levantar encontra-se nos postos de Identificação Civil e Criminal dos municípios de Menongue (4.450), Cuito Cuanavale (1.007) e Cuchi (852). 

  Segundo Manuel Miguel, uma das causas do abandono dos documentos é a ausência de muitos populares das suas localidades, principalmente no período de cultivo, altura em que permanecem durante muito tempo nas lavras. 

  Acrescentou que muitos cidadãos oriundos de outros pontos do país tratam documentos no Cuando Cubango e por causa da demora na recepção dos mesmos tendem a ir embora sem os levantar, enquanto que outros não os levantam por desleixo.

  "Há vários anos que os Bilhetes de Identidade são abandonados em vários postos de Identificação Civil e Criminal da província, fundamentalmente, pela população que vive em zonas rurais que trata documentos e depois se desloca para o campo, onde fica muito tempo”, disse.

  Manuel Miguel deu a conhecer que os Bilhetes de Identidade que depois de seis meses não forem levantados nos postos de Identificação Civil e Criminal são automaticamente retirados do sistema, o que faz com que o requerente seja obrigado a solicitar outro documento.

  Na província do Cuando Cubango, referiu, existem cinco postos de Identificação Civil e Criminal fixos, nos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi, Mavinga e Calai, bem como postos móveis em Nancova, Dirico e Rivungo, onde, diariamente, é solicitada a emissão de  600  mil Bilhetes de Identidade, mas poucos são os titulares que procedem ao levantamento dos documentos.

 

 Sensibilização 

Manuel Miguel explicou que a população tem sido sensibilizada no sentido de fazer o levantamento dos documentos nos postos de Identificação Civil e Criminal.

 Outra estratégia, acrescentou, tem sido agrupar todos os documentos de cidadãos que vivem na mesma localidade e, com o apoio da Rádio Nacional de Angola (RNA), anunciar a deslocação de equipas do Serviço de Identificação Civil e Criminal para a entrega dos mesmos.

  Fez saber que o cidadão que se encontra na cidade de Menongue leva em média 15 dias para a recepção do Bilhete de Identidade, ao passo que para os munícipes de outros pontos da província do Cuando Cubango o período é de 30 ou mais dias.

  Defendeu a necessidade do aumento do número de postos de Identificação Civil e Criminal, para que o processo de entrega dos BI seja mais célere.   "Controlamos brigadas de postos móveis, que se deslocam às localidades para fazer recolha de dados, que depois são processados na Central para a descarga e aprovação dos Bilhetes de Identidade”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões