Sociedade

Mais de mil milhões de kwanzas aplicados em estágios profissionais

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) anunciou, sexta feira, em Luanda, que o Estado já investiu mais de mil milhões de kwanzas no programa de Estágios Profissionais.

13/04/2024  Última atualização 11H00
INEFOP assinou acordo de cooperação com a empresa operadora de telefonia móvel Unitel © Fotografia por: DR

Manuel Mbangui informou, durante a celebração de uma parceria, firmada ontem com a Unitel, que vai beneficiar cerca de 20 jovens estagiários, nas áreas de recursos humanos e técnicas, que o programa de Estágios Profissionais vai atingir 15 mil jovens em várias áreas de formação em todo o país.

O director realçou que até ao momento já foram beneficiados 7.070 estágios, realizados em mais de 300 empresas públicas e privadas. Os critérios de acesso aos Estágios Profissionais, disse, começam a partir da inscrição no portal oficial do INEFOP e o processo de intermediação é feito através dos Centros de Emprego, que dão suporte aos candidatos.

O acordo com a Unitel, referiu, é mais um passo na consolidação do programa de Estágios Profissionais. O INEFOP, adiantou, tem a responsabilidade de dinamizar o programa, que para concretização precisa da participação das empresas.

"Este é o primeiro protocolo no ramo das telecomunicações, fundamentalmente, na área de telefonia, que constitui uma grande satisfação. Estamos a dar oportunidades aos jovens que fizeram cursos profissionais. Antes, o foco da Unitel na contratação esteve direccionado apenas a cidadãos que concluíram o ensino médio e superior”, destacou.

 
Acompanhamento

O director-geral do INEFOP esclareceu que o Programa de Estágios Profissionais têm procurado dar aos estagiários o acompanhamento de tutores e um seguro de vida, a fim de prevenir as fatalidades que possam ocorrer. "Temos, igualmente, salvaguardado a remuneração de todos os intervenientes do processo”.

Normalmente, referiu, as empresas têm indicado a insuficiência do sistema de formação profissional, para que sejam mais ajustados aos currículos pretendidos. "Da avaliação feita, cerca de 50 por cento dos estagiários acabam por ser absorvidos pelas empresas e perto de 30 são distribuídos noutras instituições”.

Manuel Mbangui garantiu que o Programa de Estágios Profissionais continua em curso em várias empresas, porque foi ganhando força e robustez, devido à taxa de absorção no mercado de emprego. "Pretendemos estar mais activos na vida dos angolanos. O grande objectivo é promover a empregabilidade e fomentar o auto-empreendedorismo. Neste momento, estamos a realinhar a estratégia de funcionamento, para permitir que os programas sejam cada vez mais abrangentes”, avançou.

 
Parceria

O director de Planeamento Estratégico da Unitel considerou importante a parceria. "A empresa tem um papel importante com os jovens estudantes do ensino médio e profissional, a quem precisa dar oportunidade de se juntarem ao mundo corporativo, assim como do aprendizado”.

Eduardo Vieira acrescentou que o acordo vai ser feito anualmente. Este ano, acrescentou, vão dar a oportunidade a 20 jovens nas áreas técnicas e de recursos humanos, que será fundamental para as carreiras profissionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade