Sociedade

Mais de dez mil peregrinos visitam centro histórico da capital do país

Pedro Bica| Jornalista

Mais de dez mil jovens peregrinos das dioceses de todo o país e de algumas paróquias de São Tomé e Príncipe visitaram, sábado, o centro histórico de Luanda, numa das iniciativas do primeiro Festival Jovem da Igreja Católica 2024, que encerra hoje.

11/08/2024  Última atualização 10H07
Crentes católicos aproveitaram a actividade para conhecer um pouco mais sobre o centro histórico e cultural de Luanda © Fotografia por: Dome Semedo | Edições Novembro

O festival, denominado Fest-Jovem, decorre sob o lema "Peregrinos da Esperança, Alegrai-vos no Senhor” e junta jovens da Igreja Católica de Angola e São Tomé e Príncipe. O objectivo, de acordo com os organizadores, é criar momentos de partilha entre os crentes, por intermédio da troca de experiências entre os peregrinos.

Ontem, durante a visita ao centro histórico da capital do país, os jovens foram aos Museus de Antropologia, da Moeda, de História Natural, de Arte Sacra, assim como passearam pela Fortaleza, pelo Mausoléu e pelas Igrejas do Carmo, de Nossa Senhora da Nazaré e dos Remédios.

O director da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Luanda, padre Amaro Alexandre, considerou o festival um espaço para a reflexão, troca de experiências e de orientação espiritual entre os jovens.

O sacerdote lembrou, igualmente, que a par da fé, os cristãos devem ter momentos de recreação e formação. "Além de temas espirituais, o festival serviu ainda para debater alguns assuntos sociais. Orientamos os jovens a terem comportamentos adequados ao modo de vida cristã, de forma que sejam um espelho na sociedade para as gerações vindouras”, disse.

O padre assegurou, no entanto, que o Fest-Jovem visa igualmente direccionar a juventude nos marcos do respeito, partilha de sonhos e diálogo fraterno, aproveitando a riqueza espiritual que cada um representa.

Os peregrinos do Fest-Jovem 2024 estão acampados em tendas no Seminário Maior de Luanda, na Igreja de São Domingos, Nossa Senhora da Luz, São José de Cluny e em algumas escolas católicas da capital do país.

 

Concerto gospel

Um espectáculo de música gospel marca hoje o encerramento do primeiro festival juvenil, que Luanda acolhe desde o passado dia 7.

O programa de actividades incluiu, ontem, a realização de uma procissão de velas, que começou na Igreja de Nossa Senhora da Nazaré e culminou no Estádio dos Coqueiros. O padre disse que através de cânticos de acção de graças, os peregrinos jovens rezaram pelas famílias, doentes, governantes e por todos os residentes na cidade de Luanda.

O desemprego, a educação e a habitação foram alguns dos principais problemas que afectam directamente a juventude angolana debatidos, também, durante o Fest-Jovem Luanda 2024. 

Com a presença de jovens das diferentes dioceses que compõem a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), a actividade é inspirada nas Jornadas Mundiais da Juventude.

 
Agradecimento

Os jovens, que participam na primeira edição do festival da juventude, o Fest-Jovem Luanda 2024, mostraram enorme satisfação por estarem num acto que procura celebrar a fé e a unidade nacional.

Numa iniciativa do arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, o Fest-Jovem congregou mais de 10 mil jovens, distribuídos em 10 acampamentos espalhados pela cidade de Luanda.

O festival, promovido pela Arquidiocese de Luanda, é de carácter missionário e tem por objectivo despertar e levar os jovens a redescobrir o sentido da vida, a adquirir o conhecimento de Jesus Cristo e fazerem-se actuantes na igreja e na sociedade.

Durante a abertura oficial do festival, realizada na quinta-feira, dia 8, no Estádio dos Coqueiros, alguns peregrinos falaram das expectativas e agradeceram o facto de o festival ter congregado diferentes jovens que têm Cristo como modelo a seguir.

Para muitos, foi uma oportunidade a fim de os jovens perceberem que a esperança ainda renasce, mesmo em meio às dificuldades. Celebrações eucarísticas, catequeses e momentos culturais marcaram o Fest-Jovem Luanda 2024, que teve início na quarta-feira, dia 7.

O vice-governador para o sector Económico de Luanda, Jorge Augusto, disse, no acto de abertura, que cada jovem carrega em si uma chama de fé que pode iluminar o mundo e no momento está a iluminar Luanda e Angola.

Para o arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, o Fest-Jovem é um encontro de amizade em Cristo com todos os jovens, rumo à construção de um futuro de felicidade para todos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade