Mais de dez mil pessoas, a partir dos 12 anos de idade, já foram vacinadas, desde o dia 15 de Agosto, contra a Covid-19, no município do Cazenga, província de Luanda.
A informação foi avançada, ontem, por Ribas Mundumba, membro da equipa de mobilizadores para a vacinação, ligado à Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), durante uma campanha de imunização de mais de 300 alunos, professores e directores da escola nº3050, afecta à organização.
Durante a campanha na escola da ADPP, iniciada na quarta-feira, a equipa de vacinadores administrou a primeira, segunda e terceira dose da vacina para os alunos, professores e comunidade ao redor da instituição de ensino.
Esclareceu que os trabalhos permitiram vacinar centenas de cidadãos que nunca tinham tomado qualquer vacina, desde que o processo de imunização iniciou no país.
Ribas Mundumba explicou que os cidadãos que já tomaram a primeira dose devem fazer, imediatamente, a segunda, ao passo que só faz a terceira, caso o candidato tenha acima de 18 anos.
Além da conhecida escola da ADPP, a campanha de vacinação passou por outras instituições de ensino do município do Cazenga, onde outros estudantes, professores, seguranças, directores e comunidades ao redor foram imunizados.
Com uma equipa de 12 técnicos, os vacinadores estão a trabalhar, também, no sistema porta-a-porta, levando as vacinas ao encontro dos cidadãos nas zonas mais recônditas do município. Depois de sair da Escola ADPP- Formigas do Futuro, o grupo de vacinadores vai ao encontro dos vendedores do mercado de peças de automóveis "Alfa5”, localizado junto à Esquadra de Polícia dos Combustíveis.
"As pessoas que pensavam que as vacinas já terminaram podem contar com a nossa equipa, uma vez que todos devem continuar a manter as medidas de biossegurança e aumentar as outras doses que ainda não tenham sido feitas”, explicou.
Quanto aos cuidados depois da vacinação, Riba Mundumba esclareceu que, quando a pessoa apanha a vacina contra a Covid-19, deve evitar beber água fresca e usar bebidas alcoólicas durante três dias.
Manuela Joaquim, 15 anos, aluna da instituição, vacinada, pela primeira vez contra a Covid-19, considerou o acto de patriota e positiva, uma vez que vai permitir prevenir o surgimento desta doença no seu organismo.
O professor André António, que já tinha as duas doses feitas, aproveitou a oportunidade para apanhar a terceira, e considerou a iniciativa de louvável uma vez que vai reforçar as imunidades, relativas a essa pandemia, que matou milhares de cidadãos no mundo, inclusive em Angola.
Postos de alto rendimento dinamizam programa
Salientar que o município do Cazenga está a alargar os postos de vacinação, nos últimos meses, sob coordenação do Programa Alargado de Vacinação (PAV), sendo que esta operação foi reforçada em Setembro, com a abertura de mais um posto de alto rendimento, para a vacinação a Covid 19.
Este primeiro Posto de Vacinação de Alto Rendimento do Cazenga foi alojado na Escola Técnica de Saúde do Kalawenda, enquanto o mais recente tinha sido instalado na Escola 1 de Junho.
Em função da dinâmica, as autoridades administrativas criaram equipas móveis para ir ao encontro dos professores e alunos de escolas do município, bem como de outros grupos populacionais.
Cazenga, que faz fronteira com os municípios de Luanda, Cacuaco, Viana e Kilamba Kiaxi, até ao 2018, segundo as projecções populacionais elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, tinha uma população de 1.011.397 habitantes e área territorial de 41,2 km², sendo o quinto município mais populoso e densamente povoado da província, só ficando atrás de Luanda, Viana, Cacuaco e Belas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação apelou, sábado, todos os entes públicos e privados a continuarem a dinamizar a economia nacional, manterem o Sector da Habitação entre os que mais empregos gera e une os angolanos encurtando distâncias físicas, culturais e psicológicas.
Hoje, o mundo assinala o Dia da Pessoa com Deficiência. Em Angola, de acordo com dados do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), um total de 2,5 por cento da população é deficiente.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.