Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.
Mais de dez mil idosos beneficiam de transferências sociais monetárias, no quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social “Kwenda”, revelou, sexta-feira, em Luanda, a Directora Nacional da Acção Social.
Fátima Cabral explicou que, em função disso, muitos idosos têm estado a ter acesso à renda mínima mensal, avaliada em 8.500, com vista a verem melhoradas a sua condição social.
A directora daquela área afecta ao Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) salientou que este valor não só serve para comprarem bens e pagamentos de outros serviços, mas, também, para criar rendas no seio das famílias.
Fátima Cabral avançou que existem outros projectos sociais direccionados à pessoa idosa, entre os quais o Programa de Geração e Renda.
Neste momento, o sector da Acção Social regista 534 mil pessoas idosas, que têm estado a ser atendidas no âmbito dos programas e projectos de melhoria das condições de vida.
A directora nacional da Acção Social, que falava, no Lar de Terceira Idade "Beiral”, numa actividade alusiva ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, assinalado a 30 de Novembro, garantiu que o Governo vai continuar a reforçar a atenção para um conjunto de acções para melhorar a condição da pessoa idosa.
Contribuições significativas
A directora em exercício do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Olga Eduardo André, salientou que as pessoas idosas no mundo em mudança ajudam a recordar as contribuições significativas que ainda têm a dar às comunidades.
"Na cultura angolana, as pessoas idosas sempre foram muito estimadas e sempre lhes foi concedido um estatuto social especial, por serem fontes de sabedoria e influenciaram quem somos e quem aspiramos ser”, disse Olga Eduardo André.
A directora em exercício admitiu ser esta uma grande oportunidade para se celebrar a vida dos cidadãos seniores, enquanto se destacam as oportunidades como os desafios que se impõem no envelhecimento.
Por isso, realçou que a celebração do 30 de Novembro também oferece uma oportunidade para aumentar a consciência da importância de não se deixar ninguém para atrás, especialmente no contexto da Declaração de 2021-2030, como sendo a década para o envelhecimento saudável da ONU.
Olga Eduardo André afirmou que, nos últimos anos, testemunharam-se ocorrências menos boas a afectarem pessoas idosas, daí a necessidade do combate cada vez maior das situações de vulnerabilidade.
Referiu-se, igualmente, a uma série de desafios, que passam por vencer a pandemia da Covid-19, o agravamento da crise climática, abandono familiar, acusações de feitiçaria, entre outros.
"A nossa tarefa, enquanto sociedade e Governo de Luanda, é enfrentar os desafios da longevidade e promover o seu potencial”, disse, para acrescentar que se deve avançar mais ainda nas acções de inclusão social, económica na implementação das políticas de combate à pobreza.
A directora defendeu que a protecção social dos idosos deve ser levada onde estiver este grupo, através das instituições ou lares de acolhimento à pessoa idosa pertencentes ao Ministério de tutela e parceiros.
Esse exercício, na visão de Olga Eduardo André, é fundamental porque "os idoso são a maior fonte de conhecimento e de experiência que temos, daí que devemos fazer esforços para garantir o seu envolvimento activo, participação plena e contribuições essenciais”.
Dessa forma, a directora provincial em exercício acredita que se pode cumprir a promessa consagrada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável sobre a aprendizagem ao longo da vida, protecção social forte, cuidados de saúde a longo prazo, acessíveis e de qualidade, bem como a redução do fosso digital, apoio inter-geracional, dignidade e respeito aos idosos.
Ana Alexandre, directora do lar de terceira idade Beiral, que acolhe 104 idosos, dos quais 40 mulheres. anunciou que, em breve, o estabelecimento vai dispor de uma sala, onde vão ser ministradas aulas de alfabetização, além de Corte e Costura, Carpintaria e Serrelharia.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO jornalista Rafael Marques foi condecorado, pelo Rei Filipe da Bélgica, fruto do activismo e da denúncia contra a corrupção, na sequência da visita da ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país a Angola.
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, esclareceu, num comunicado, que o vôo de Windhoek com destino a Luanda, agendado para terça-feira, foi cancelado por motivos de segurança e na correcta aplicação das leis do sector, após ter registado uma avaria no sistema eléctrico das asas da aeronave.
A inserção dos jovens em situação de vulnerabilidade na sociedade e no mercado de trabalho, continua a ser uma das grandes apostas do Executivo para o quinquénio 2022-2027,que consiste na melhoria das condições de vida e garantia de um futuro promissor.
O modelo de exame escrito multimédia, para a obtenção de Carta de Condução, entra em vigor a partir do dia 27 deste mês, na província de Luanda, anunciou, terça-feira, o responsável do Departamento de Habilitação de Condutores da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
Dois cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 29 e os 30 anos foram detidos, na quarta-feira, em Moçâmedes, na província do Namibe, por suspeita de vandalismo no antigo centro de tratamento de águas.
Angola, Moçambique e mais dez países africanos, anunciaram, quarta-feira, na primeira reunião ministerial da Aliança Global para Erradicar a sida em crianças, em Dar es Salaam, na Tanzânia, a pretensão de acabar com a doença em menores, até 2030.
O governador da província de Luanda defendeu “maior valorização” do trabalho policial e “melhor articulação” com o Comando Provincial da Polícia Nacional para resolver as principais preocupações dos efectivos, apurou o Jornal de Angola.