O Presidente da República, João Lourenço, em companhia da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, deslocou-se, sábado, ao stand de Angola, onde a delegação projecta a participação na Cimeira do Clima COP28, na cidade do Dubai.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA congratula-se com a visita oficial do Presidente da República aos Estados Unidos da América (EUA), onde foi recebido, na Casa Branca, pelo homólogo norte-americano, Presidente Joe Biden, na última quinta-feira.
Um total de 77 projectos de construção de Complexos Administrativos Autárquicos está em curso no país, anunciou, quinta-feira, no município do Cubal (150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela), o ministro da Administração do Território.
Dionísio da Fonseca falava no final da visita de ajuda e acompanhamento dos projectos financiados quer pelo seu Ministério, quer pelo Governo Provincial e administrações locais nos municípios do Chongoroi, Ganda e Cubal.
O titular do Ministério da Administração do Território avançou que os projectos em curso têm níveis de execução diferentes, algumas mais avançadas e outras nem tanto assim, mas, garantiu, as obras decorrem.
O governante apontou que uma obra imponente da mesma classe está a ser construída no município da Catumbela, em Benguela, e as informações que dispõe dão conta de que a mesma não está com um ritmo desejado, mas o nível de execução é satisfatório.
"Os projectos estão a ser efectivados e precisamos é de continuar a trabalhar para que o Estado, quer da parte do Ministério da Administração do Território, como do Ministério das Finanças, cumpra com as suas responsabilidades de assegurar os pagamentos aos empreiteiros”, indicou, exortando, também, que as empresas construtoras tenham a capacidade técnica e financeira para executar os projectos.
Dionísio da Fonseca referiu que, à semelhança do que ocorre noutras partes do país, o Ministério da Administração do Território tem dois projectos em execução no município do Chongoroi, designadamente uma Assembleia Municipal e um Complexo Residencial Administrativo com 20 habitações, divididos em apartamentos T4, T3, T2 e T1.
O governante assegurou que o complexo está concluído fisicamente e está-se a tratar, agora, do apetrechamento e de alguns encargos adicionais que a obra incorreu, fruto de alguns constrangimentos vividos ao longo da sua execução, diferente da Assembleia Municipal, que está ligeiramente atrasada. "Vamos trabalhar com o empreiteiro e o Ministério das Finanças, para assegurarmos que os financiamentos estejam em conformidade com os autos de medição e assegurar, também, que o empreiteiro possa, efectivamente, retomar as obras”, garantiu.
Para o ministro, foi satisfatório verificar a conclusão da construção do Complexo Administrativo Residencial erguido no município do Chongoroi, 150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela.
Além do Chongoroi e acompanhado do governador provincial de Benguela, Luís Nunes, o ministro da Administração do Território constatou, também, outras obras em curso nos municípios da Ganda e Cubal, sobretudo as de requalificação de vias urbanas, incluindo asfaltagem de ruas.
Dionísio da Fonseca disse ter notado, com satisfação, o nível de execução dos projectos de responsabilidade quer do Governo Provincial, como das administrações municipais, na medida em que quase todas as empreitadas já foram concluídas.
O titular do MAT realçou a importância das visitas de ajuda e acompanhamento que resultam da nova dinâmica de governação, cujo objectivo é estar cada vez mais próximo dos munícipes, interagindo com os membros dos Conselhos de Auscultação das Comunidades, para se compreender os principais desafios que ainda existem no capítulo da governação local.
"Notamos com bastante satisfação o bom nível de execução dos programas de reestruturação da malha urbana, quer no município do Cubal, quer na Ganda, e constatamos que essas cidades estão a expandir-se de forma positiva”, considerou.
Dionísio da Fonseca apelou aos munícipes das duas circunscrições administrativas a preservarem tudo aquilo que está a ser colocado à sua disposição e a seguir as orientações do Governo da Província, através da Administração Municipal, no que diz respeito à construção das suas habitações.
"É preciso aproveitar a infra-estrutura que já existe e construir de modo ordenado as residências para que continuemos a ter uma boa qualidade de vida nos dois municípios que acabam por ser uma boa referência para o trabalho que há ainda por se fazer noutras circunscrições desta província de Benguela, assim como noutros municípios do país”, referiu.
Inaugurações acontecem ainda este ano
O ministro da Administração do Território anunciou que todos os equipamentos que estão em fase conclusiva vão ser inaugurados ainda este ano. Dionísio da Fonseca garantiu que o seu Ministério vai trabalhar com o Governo da Província para agendar as inaugurações, sobretudo, do Complexo Administrativo Residencial construído no Chongoroi, no âmbito da descentralização de competências.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) considerou, sábado, o tenente-general na reforma António Valeriano, falecido em Luanda, no passado dia 27 de Novembro, um notável comandante de tropas e homem de múltiplas qualidades.
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA) e da UNECA, Miguel César Domingos Bembe, enalteceu, sábado, a 3ª Edição do Fórum Pan-Africano para Cultura de Paz e Não-Violência – Bienal de Luanda, ocorrida nos dias 22, 23 e 24 de Novembro último, com foco no tema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramentas para o Desenvolvimento Sustentável do Continente”.
Os desafios de transformação digital do Tribunal de Contas estão, agora, mais reforçados, com a celebração de três acordos de cooperação técnica com as congéneres brasileiras do Estado do Ceará, Baía e o Instituto Rui Barbosa, durante o 3º Congresso Internacional dos órgãos supremos de fiscalização da legalidade das finanças públicas, realizado na última sexta-feira, na República Federativa do Brasil.
A provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, abordou, sexta-feira, com a juíza de Direito responsável pela Sala de Justiça Juvenil do Tribunal da Comarca de Luanda, Maria Alice, questões relacionadas aos direitos da criança.
Os Efectivos da Polícia Nacional, na província do Namibe, em coordenação com o Serviço de Investigação Criminal, deteram dois cidadãos nacionais, de 16 e 30 anos, acusados de furto de 15 milhões de kwanzas, soube, hoje, o JA Online.
A direcção Municipal dos Tempos Livres Juventude e Desportos do município do Cazenga, em Luanda, realizou uma campanha de divulgação dos métodos de prevenção, conhecimento, factores de discriminação, causas e consequências do HIV/SIDA.