Sociedade

Mais de 650 toneladas de cereais colhidas no Rivungo

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

Mais de 650 toneladas de milho, massango e massambala foram colhidas, numa área de 350 hectares, durante a campanha agrícola 2021/2022, no município do Rivungo, a cerca de 700 quilómetros da cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango.

04/08/2022  Última atualização 11H15
© Fotografia por: Dr

A época agrícola contou com o envolvimento de 6.697 camponesas da sede municipal e das comunas do Tchipundo, Luiana e Neriquinha, que foram apoiadas com sementes, fertilizantes, adubo, charruas de tracção animal, enxadas, catanas, limas, entre outros meios, entregues pelo Gabinete Provincial da Agricultura e Administração Municipal do Rivungo.

Na campanha passada foram colhidas, apenas, 471,76 toneladas de cereais diversos, numa área de 275 hectares, devido à estiagem, inundações e destruição de muitas lavras por animais, com realce para elefantes e hipopótamos.

O Jornal de Angola apurou que, na campanha agrícola 2021/2022, os camponeses da comuna do Neriquinha não tiveram grandes colheitas, porque centenas de campos de cultivo foram constantemente inundados, devido às fortes chuvas que se abateram sobre a localidade.

O administrador municipal do Rivungo, Abílio Jornal Sasongo, elogiou a entrega e dedicação dos camponeses da sua área de jurisdição, que tudo têm feito para o aumento da produção agrícola, tendo em vista que esta é a melhor forma de se combater a fome a pobreza.

Defendeu a necessidade dos jovens do município continuarem a apostar no agronegócio, sobretudo na prática da agricultura, por ser o sector que, nos últimos anos, tem permitido empregar muitas pessoas.

Abílio Jornal Sasongo anunciou que, para a campanha agrícola 2022/2023, está previsto o cultivo experimental de arroz em 50 hectares, sendo dez hectares na sede municipal e igual número na comuna do Neriquinha, 15 hectares no Luiana e a mesma cifra no Tchipundo. 

Garantiu que, se este projecto-piloto der certo, a Administração Municipal do Rivungo prevê aumentar os campos de cultivo, no ano agrícola de 2023/2024, para 500 hectares para a produção de arroz, com maior destaque para a comuna do Luiana, por ser a localidade mais propícia para o cultivo deste cereal no município. 

Fez saber que a actividade agrícola no município tem estado a dar sinais de colheita de grandes quantidades de cereais, graças aos investimentos e aposta que a Administração Municipal tem feito para o fomento da agricultura familiar, no âmbito do programa integrado de desenvolvimento local e combate à pobreza, com a colaboração do Governo Provincial do Cuando Cubango.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade