Regiões

Mais de 60 toneladas de arroz são doadas às vítimas da estiagem

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

Mais de 60 toneladas de arroz foram entregues, sábado, em Menongue, ao Governo Provincial do Cuando Cubango, para apoiar 300 mil pessoas afectadas pela estiagem.

22/05/2023  Última atualização 09H25
Governador da província, José Martins (à esquerda), agradeceu a iniciativa da Fazenda Agro-industrial do Longa © Fotografia por: Nicolau Vasco|Edições Novembro|Menongue

O donativo foi entregue ao governador do Cuando Cubango, José Martins, pelo presidente do Conselho de Administração da ALCAAL, que gere a Fazenda Agro-industrial do Longa, 

Jorge Amaral disse que a doação surge na sequência dos dados tornados públicos pelo Governo Provincial,  lamentando o facto de no Cuando Cubango mais de 66 mil famílias camponesas carecerem de assistência emergencial, para minimizar as dificuldades por que passam, por terem perdido  quase tudo, devido à estiagem que assola a região.

Segundo Jorge Amaral, as mais de 60 toneladas de arroz para apoiar as vítimas da estiagem fazem parte da primeira produção desde que a Fazenda Agro-industrial do Longa, situada no município do Cuito Cuanavale, passou a ser gerida pela ALCAAL, no quadro da privatização do empreendimento.

"A entrega deste donativo é resultado da primeira campanha que permitiu colher mais de 2.200 das 2.500 toneladas previstas”, disse, acrescentando que a Fazenda Agro-industrial do Longa vai continuar a apoiar as famílias afectadas pela estiagem e a população em situação de vulnerabilidade. 

Deu a conhecer que a Fazenda Agro-industrial do Longa teve, este ano, boas co-lheitas, prevendo-se, anualmente, aumentar as áreas de cultivo, de maneira a maximizar a capacidade de produção de arroz e de outros cereais, como milho e soja, permitindo, igualmente, o aumento do número de empregos. 

"Estão a ser importados mais equipamentos para potenciar o arranque da próxima campanha agrícola”, sublinhou Jorge Amaral, explicando que, para o retorno dos trabalhos na Fazenda Agro-industrial do Longa, que ficou mais de seis anos paralisada, a empresa ALCAAL investiu acima de um milhão de dólares e criou 70 empregos directos, sobretudo para jovens do Cuito Cuanavale.

Governador agradece

O governador do Cuando Cubango, José Martins, agradeceu a iniciativa da empre-sa AlCAAL, que se junta às acções do Executivo que visam apoiar as vítimas de calamidades naturais e as famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo José Martins, com base nos cálculos feitos pela direcção da Assistência Social, o donativo da ALCAAL vai servir para apoiar cerca de dez mil famílias vítimas da estiagem.

Apelou a outras empresas, ONG e parceiros sociais no sentido de seguirem o exemplo da ALCAAL, para que mais vítimas da estiagem e famílias em situação de vulnerabilidade possam ser apoiadas.  

José Martins elogiou a safra de mais de duas mil toneladas de arroz atingida pela ALCAAL, que em 2021 ganhou o concurso público de privatização da Fazenda Agro-industrial do Longa, depois de seis anos de paralisação.

A área social do Governo do Cuando Cubango, em coordenação com o Gabinete da Assistência Social e da Comissão da Protecção Civil e Bombeiros, começa, hoje, segunda-feira, o processo de distribuição do donativo em todos os municípios, com base no plano de contingência, onde constam os números das vítimas da estiagem em cada localidade.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões