O apetrecho com tecnologia moderna do posto fixo da Rádio Huíla, no município de Quilengues, 150 quilómetros a norte da cidade do Lubango, melhorou substancialmente a qualidade e abrangência do sinal, atingindo várias comunas e povoações da região sul e oeste.
Mais de 60 toneladas de arroz foram entregues, sábado, em Menongue, ao Governo Provincial do Cuando Cubango, para apoiar 300 mil pessoas afectadas pela estiagem.
O donativo foi entregue ao governador do Cuando Cubango, José Martins, pelo presidente do Conselho de Administração da ALCAAL, que gere a Fazenda Agro-industrial do Longa,
Jorge Amaral disse que a doação surge na sequência dos dados tornados públicos pelo Governo Provincial, lamentando o facto de no Cuando Cubango mais de 66 mil famílias camponesas carecerem de assistência emergencial, para minimizar as dificuldades por que passam, por terem perdido quase tudo, devido à estiagem que assola a região.
Segundo Jorge Amaral, as mais de 60 toneladas de arroz para apoiar as vítimas da estiagem fazem parte da primeira produção desde que a Fazenda Agro-industrial do Longa, situada no município do Cuito Cuanavale, passou a ser gerida pela ALCAAL, no quadro da privatização do empreendimento.
"A entrega deste donativo é resultado da primeira campanha que permitiu colher mais de 2.200 das 2.500 toneladas previstas”, disse, acrescentando que a Fazenda Agro-industrial do Longa vai continuar a apoiar as famílias afectadas pela estiagem e a população em situação de vulnerabilidade.
Deu a conhecer que a Fazenda Agro-industrial do Longa teve, este ano, boas co-lheitas, prevendo-se, anualmente, aumentar as áreas de cultivo, de maneira a maximizar a capacidade de produção de arroz e de outros cereais, como milho e soja, permitindo, igualmente, o aumento do número de empregos.
"Estão a ser importados mais equipamentos para potenciar o arranque da próxima campanha agrícola”, sublinhou Jorge Amaral, explicando que, para o retorno dos trabalhos na Fazenda Agro-industrial do Longa, que ficou mais de seis anos paralisada, a empresa ALCAAL investiu acima de um milhão de dólares e criou 70 empregos directos, sobretudo para jovens do Cuito Cuanavale.
Governador agradece
O governador do Cuando Cubango, José Martins, agradeceu a iniciativa da empre-sa AlCAAL, que se junta às acções do Executivo que visam apoiar as vítimas de calamidades naturais e as famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo José Martins, com base nos cálculos feitos pela direcção da Assistência Social, o donativo da ALCAAL vai servir para apoiar cerca de dez mil famílias vítimas da estiagem.
Apelou a outras empresas, ONG e parceiros sociais no sentido de seguirem o exemplo da ALCAAL, para que mais vítimas da estiagem e famílias em situação de vulnerabilidade possam ser apoiadas.
José Martins elogiou a safra de mais de duas mil toneladas de arroz atingida pela ALCAAL, que em 2021 ganhou o concurso público de privatização da Fazenda Agro-industrial do Longa, depois de seis anos de paralisação.
A área social do Governo do Cuando Cubango, em coordenação com o Gabinete da Assistência Social e da Comissão da Protecção Civil e Bombeiros, começa, hoje, segunda-feira, o processo de distribuição do donativo em todos os municípios, com base no plano de contingência, onde constam os números das vítimas da estiagem em cada localidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm homem, de 30 anos, foi detido, na madrugada desta sexta-feira, pela Polícia Nacional, na província de Benguela, no bairro da Restinga, no Lobito, depois de ser apanhado a furtar uma placa placa electrónica no interior de uma viatura.
O número de vagas atribuídas para o concurso público este ano, 236, está muito abaixo dos cinco mil professores que o sector da educação necessita para colmatar o défice registado no Cuando Cubango.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.