Sociedade

Mais de 60 mil crimes ocorreram no país de Janeiro a Novembro

Engrácia Francisco

Jornalista

O Serviço de Investigação Criminal registou um total de 62.964 crimes de diversas naturezas, de Janeiro a Novembro, deste ano, afirmou, quarta-feira, em Luanda, o director geral adjunto da corporação, comissário Fernando Receado.

30/11/2023  Última atualização 10H36
Serviço de Investigação Criminal © Fotografia por: Edições Novembro
O comissário de Investigação Criminal avançou, no acto comemorativo do 48º aniversário do SIC, que dos crimes registados, 62.1 por cento foram esclarecidos e resultaram na detenção de 42.360 cidadãos.

Fernando Receado disse que, embora se possa considerar a situação de segurança pública no país como estável, é preocupante o facto de a maioria dos crimes de homicídios, ofensas à integridade física e sexuais, serem praticados por pessoas conhecidas das vítimas, ou por questões passionais, crença ao feiticismo e até mesmo desentendimentos sobre questões banais.

Outro aspecto preocupante, acrescentou, são os actos de violência contra a mulher, em especial no meio familiar. De Janeiro até Novembro, disse, o SIC registou 2.086 crimes sexuais.

Principais resultados

O SIC, realçou, esclareceu, em 11 meses, 62,1 por cento dos crimes registados, assim como desmantelou 130 grupos de marginais, que se dedicavam à prática de crimes violentos. Destas acções, adiantou, foram detidos 1.721 indivíduos, apreendidos 1.506 armas de fogo de diversos calibre, 563 viaturas e 202 motorizadas roubadas.

Em relação às detenções, disse Fernando Receado, foram cumpridos 15.819 mandados, remetidos ao julgado de menores 641 processos, com 874 menores sob protecção e, igualmente, ao tribunal 33.296 processos, dos quais 8.355 resultaram em prisão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade