Sociedade

Mais de 500 idosos formados sobre saúde e bem-estar em Luanda

Roque Silva

Jornalista

Mais de 500 pessoas, com mais de 60 anos, em Luanda, beneficiaram de formação sobre Saúde e Bem-estar, por via da Plataforma Dikota_E6.0, da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC).

21/09/2023  Última atualização 07H40
PLATAFORMA DIKOTA_E6.0 © Fotografia por: Edições Novembro
A informação foi avançada pela gestora de projectos da FDC, Ana Rita Silva, na XIII sessão de formação em "Saúde e Bem-estar na Terceira Idade”, realizada na sede do município de Viana, que contou com a participação de 50 pessoas.

Os participantes foram formados sobre hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças comuns à terceira idade, tendo como principal objectivo a promoção do desenvolvimento comunitário sustentável, solidário, integrado e inclusivo.

Além da formação, os contemplados beneficiam de consulta gratuita.

Ana Rita Silva referiu que a ideia passa pela promoção na sociedade da cultura da solidariedade entre gerações, educação e formação ao longo da vida, e estabilidade emocional, por meio da criação de programas e estratégias promotoras de uma sociedade para todas as idades.

Ana Rita Silva disse que o projecto vai ser estendido a outras províncias, para abranger mais idosos, facto que não tem sido possível com a velocidade que se pretende devido a questões logísticas. "Queremos abranger o maior número de mais de 60 anos, e com maior rapidez, mas, por termos um único autocarro, temos feito um programa para responder às condições de que dispomos”.

Mais abrangência

A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário dará, no próximo mês, início a ações de formação em "Empreendedorismo Sénior”, por um período de três meses, e, em Janeiro de 2024, sobre a "Inclusão Digital”, anunciou a gestora de projectos.

Ana Rita Silva realçou, ainda, o facto de ser promovida, uma vez por mês, em distintos locais, caminhadas para idosos, designadas "Dikota Bravo”. A próxima caminhada está agendada para o dia 30 de Setembro, às 7h00 e às 10h00, no percurso entre o Mausoléu e a Fortaleza, no distrito da Ingombota.

A Plataforma Dikota_E6.0 é uma iniciativa da Primeira- Dama da República de Angola, Ana dias Lourenço, concebida para dar resposta aos anseios de um grupo da Sociedade Civil, e tem os objectivos assentes no princípio segundo o qual o envelhecimento activo e saudável se materializa pela participação e estabilidade emocional das gerações seniores, sendo, por isso, necessária a implementação de programas transversais e de estratégias multidisciplinares promotoras de "uma sociedade para todas as idades”.

Dentre outras vantagens da plataforma, constam a valorização do conhecimento, prevenir a solidão e a inactividade, estar integrado na sociedade, partilhar experiências pessoais, tornar-se numa pessoa mais dinâmica e mais activa. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade