O Pavilhão de Angola na COP28 foi, sábado, palco de abordagem sobre as questões relacionadas aos crimes contra a vida selvagem e as consequências ambientais.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), operadora do Sistema Eléctrico Nacional, denunciou, sábado, em comunicado, vários actos de vandalismos às Linhas de Transporte de Electricidade de 220 e 400 kV - consideradas como as principais que alimentam a capital.
Mais de 500 pessoas, com mais de 60 anos, em Luanda, beneficiaram de formação sobre Saúde e Bem-estar, por via da Plataforma Dikota_E6.0, da Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC).
Os participantes foram formados sobre hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças comuns à terceira idade, tendo como principal objectivo a promoção do desenvolvimento comunitário sustentável, solidário, integrado e inclusivo.
Além da formação, os contemplados beneficiam de consulta gratuita.
Ana Rita Silva referiu que a ideia passa pela promoção na sociedade da cultura da solidariedade entre gerações, educação e formação ao longo da vida, e estabilidade emocional, por meio da criação de programas e estratégias promotoras de uma sociedade para todas as idades.
Ana
Rita Silva disse que o projecto vai ser estendido a outras províncias, para
abranger mais idosos, facto que não tem sido possível com a velocidade que se
pretende devido a questões logísticas. "Queremos abranger o maior número de
mais de 60 anos, e com maior rapidez, mas, por termos um único autocarro, temos
feito um programa para responder às condições de que dispomos”.
Mais abrangência
A Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário dará, no próximo mês, início a ações de formação em "Empreendedorismo Sénior”, por um período de três meses, e, em Janeiro de 2024, sobre a "Inclusão Digital”, anunciou a gestora de projectos.
Ana Rita Silva realçou, ainda, o facto de ser promovida, uma vez por mês, em distintos locais, caminhadas para idosos, designadas "Dikota Bravo”. A próxima caminhada está agendada para o dia 30 de Setembro, às 7h00 e às 10h00, no percurso entre o Mausoléu e a Fortaleza, no distrito da Ingombota.
A Plataforma Dikota_E6.0 é uma iniciativa da Primeira- Dama da República de Angola, Ana dias Lourenço, concebida para dar resposta aos anseios de um grupo da Sociedade Civil, e tem os objectivos assentes no princípio segundo o qual o envelhecimento activo e saudável se materializa pela participação e estabilidade emocional das gerações seniores, sendo, por isso, necessária a implementação de programas transversais e de estratégias multidisciplinares promotoras de "uma sociedade para todas as idades”.
Dentre outras vantagens da plataforma, constam a valorização do conhecimento, prevenir a solidão e a inactividade, estar integrado na sociedade, partilhar experiências pessoais, tornar-se numa pessoa mais dinâmica e mais activa.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginTrês instituições não governamentais, de cariz social, foram galardoadas, hoje, em Luanda, com o prémio “Manuel António da Mota”, no valor de 50 milhões de kwanzas. O acto, que decorreu no Hotel Intercontinental, contou com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, como presidente do corpo de jurados.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O embaixador da Venezuela na Nigéria, Alberto Castellar Padilla, prestou a Angola informações preponderantes sobre o referendo de 3 de Dezembro à volta da disputa territorial com a República Cooperativa da Guiana.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), operadora do Sistema Eléctrico Nacional, denunciou, sábado, em comunicado, vários actos de vandalismos às Linhas de Transporte de Electricidade de 220 e 400 kV - consideradas como as principais que alimentam a capital.