Sociedade

Mais de 4 milhões de jovens apoiados pelos projectos económicos e sociais

No total, 4.347.979 jovens beneficiaram do apoio dos projectos económicos e sociais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Nacional (PDN), a cargo do Ministério da Juventude e Desportos. A revelação é do secretário de Estado para a Juventude, Francisco Chitapa, que interveio, ontem, na sessão número quatro do Programa "Comunicar por Angola", que avaliou o “Programa de Desenvolvimento Integral da Juventude”.

03/05/2024  Última atualização 10H15
© Fotografia por: DR

O secretário de Estado disse que, no domínio do emprego e formação profissional, foram beneficiados  1.170. 247 jovens. Quanto à Educação e ao Ensino Superior, foram beneficiados 3.127. 107 jovens, na Saúde 9.393 e na Habitação 1.232.

Segundo Francisco Chitapa, há vários projectos em curso a nível nacional, entre os quais o projecto de casas sociais e de atribuição de terrenos para auto-construção dirigida. "Ainda não estamos satisfeitos, porque sabemos que ainda existem muitos jovens sem acesso à Habitação, Saúde, Educação, espaço de lazer e desporto. Tudo faremos para atingir os objectivos traçados até 2027”, disse.

Outro objectivo a que o Ministério se propôs, segundo o secretário de Estado, tem a ver com a expansão de casas da juventude em todo o território nacional, porque "com a prática tem sido um dos lugares onde os jovens encontram de tudo um pouco”.

O Ministério da Juventude e Desportos é o departamento ministerial auxiliar do Titular do Poder Executivo, responsável pela elaboração, coordenação, execução e fiscalização das políticas do Estado para a juventude e Desporto.

A nível da estratégia de implementação das políticas públicas para a juventude, o sector tem sob sua coordenação o Programa de Desenvolvimento Integral da Juventude, que visa essencialmente a inserção dos jovens na vida activa, a melhoria da sua qualidade de vida, a mobilização dos Jovens para comportamento mais éticos e saudáveis, promovendo a cidadania e o patriotismo bem como a sua participação no desenvolvimento social do país.

Reforço da relação com os cidadãos

Inserido no programa do Executivo de reforço da relação com os cidadãos, as sessões temáticas "Comunicar por Angola" são uma realização do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, iniciadas a 4 de Março.

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, revelou que estão previstas sessões temáticas dos cerca de 50 programas estruturantes do Governo até ao ano 2027. "Comunicar por Angola" visa criar uma maior interacção com os secretários de Estados e os Presidentes de Conselho de Administração, directores e outras entidades do sector público.

Emprego e Formação profissional

Dos 1.172.247 apoiados, 49 por cento beneficiaram de empregos, 35 por cento de formação e estágios profissionais, 8 por cento foram empreendedores capacitados e beneficiários de créditos e 8 por cento foram para acções de apoio ao produtor.

Educação e Ensino

Durante o período, 3.127.107 jovens receberam apoios dos programas sociais e económicos. Destes, 91 por cento fazem parte do Ensino Secundário e noves por cento no Ensino Superior.

Domínio da Habitação

O programa abrangeu 41.232 jovens, sendo que 95 por cento recebeu habitações nas 14 centralidades erguidas pelo país. Igualmente, 3 por cento recebeu habitações na centralidade Vida Pacífica, em Luanda, um por cento teve direito a lotes de terreno infra-estruturados e outro um por cento recebeu lotes de terreno não infra-estruturados.

Domínio da Saúde

Dos 9.393 jovens apoiados pelo programa, 61 por cento recebeu formação sobre Segurança epidemiológica e 39 por cento teve formação sobre a Covid 19.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade