Sociedade

Mais de 300 mulheres da Igreja Aliança Evangélica doam sangue

André da Costa|

Jornalista

Mais de 300 membros da Igreja Evangélica de Angola (AEA), doaram hoje sangue, no Centro de Conferência de Senhoras da Assembleia de Deus Pentecostal, no Ramiro, no sentido de ajudar a salvar vidas nos hospitais da cidade de Luanda.

23/05/2024  Última atualização 20H55
A iniciativa da Igreja Evangélica, está inserida no âmbito dos 50 anos de existência, a assinalar-se no dia 29 de dezembro, segundo secretario-geral, reverendo Alexandre Saul.

A campanha de doação de sangue vai terminar no sábado, onde ao todo, vão participar acima de mil fieis, das 16 denominações religiosas afectas a Igreja Evangélica de Angola, segundo Alexandre Saul. "Estamos em festa e o lema é, AEA 50 anos a brilhar como ouro na igreja e na sociedade, através dos seus membros”, disse. 

A coordenadora da campanha, Jucileia Munho, explicou que a doação é uma parceria entre a igreja e o Instituto Nacional de Sangue do Ministério da Saúde e visa contemplar oito hospitais, com 100 bolsas de sangue cada.   

Marcelina João, 51 anos, moradora da Comuna do Ramiro, afecto a Igreja de Betel, justificou que aceitou doar sangue para ajudar os doentes internados nos hospitais que precisam do líquido, para verem melhorado o seu estado de saúde.

Luísa dos Santos, 41 anos, moradora do quilómetro 30, doou sangue pela primeira vez e diz sentir-se bem, sendo que o acto constitui uma acção importante para salvaguarda da vida humana, nos hospitais.

Já Maria de Castro 45 anos, doadora habitual e residente no Morro Bento, disse que ouviu apelo das entidades religiosas e de forma voluntária, aderiu a campanha com único objectivo de ajudar quem precisa.

A médica interna do Instituto Nacional de Sangue, Joana Celestina disse que as doadoras foram atendidas por um grupo de 11 técnicos, que inscreveram, sensibilizaram e organizaram as dadoras que foram submetidas a exames médicos, antes do acto. 

As festividades dos 50 anos de existência da AEA vai ainda ser marcada com a realização de feira de saúde, marcha de sensibilização contra o abuso sexual e violência doméstica, marcha contra a vandalização dos bens público, campanhas sobre higiene e segurança no local de trabalho e um trabalho sobre a migração juvenil.

A campanha termina sábado, cujo acto central será realizado no centro hematológico Vitória do Espírito Santo, com a presença de entidades ligadas ao Ministério da Saúde, onde estarão concentrados mais de 500 doadores, segundo a coordenadora Jucileia Munho. A Aliança Evangélica de Angola, foi fundada no dia 29 de dezembro 1974.
 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade