Economia

Mais de 30 mil bovinos vão ser vacinados no Cuanza-Norte

Mais de 30 mil cabeças de gado bovino vão ser vacinadas na província do Cuanza-Norte, contra a peripneumonia, carbúnculos hemático e sintomático a dermatite nodular, durante a campanha aberta sexta-feira, no bairro Quimaco, comuna do Tango, no município de Ambaca.

19/05/2024  Última atualização 09H26
Primeira campanha tem disponível 150 mil doses de vacina © Fotografia por: Edições Novembro

Na abertura da actividade, o governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, precisou que, na presente campanha, estão disponíveis 150 mil doses de vacinas. Destas, 50 mil de peripneumonia bovina, 45 mil de carbúnculo hemático e igual número de doses contra carbúnculo sintomático, assim como 10 mil para a dermatite nodular.

Indicou que esta estatística ainda está muito aquém do que se espera do Planalto de Camabatela e outros locais da província, como o município de Cambambe, onde também se cria gado bovino. Contudo, esta realidade poderá conhecer progressos bem melhores com a retoma da recepção do gado oriundo da República do Tchad.

Segundo o governador, a cerimónia de lançamento da campanha de vacinação, a nível da província, destinada à prevenção de várias doenças que podem afectar o gado e prejudicar os rebanhos das famílias pecuaristas e dos empresários.

A actividade decorreu sob o lema "Animal Vacinado, Maior Produção de Carne”. A mesma está a ser levada a cabo um pouco por todo país. É considerada como sendo de extrema importância, por ser a melhor maneira de impedir o surgimento de doenças que possam assumir proporções alarmantes no seio dos animais.

Governador João Diogo Gaspar

Criadores de gado incentivados a aumentar produção de carne

Os pequenos, médios e grandes empresários criadores de gado da província do Cuanza-Norte foram incentivados pelo governador provincial a aumrentar a produção de carne.

João Diogo Gaspar reconheceu a resposta positiva dos criadores ao chamado para participarem na diversificação da economia, através do aumento da produção de carne e ovos, mesmo sabendo das dificuldades por que passam. Realçou que o Governo Provincial pretende impulsionar a produção de animais, como aves e gado de pequeno porte.

A prioridade recai para os suínos e caprinos, por via das famílias, que vão merecer uma atenção especial no âmbito do Programa Integrado do Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).

O governador apelou também aos bancos e outras instituições de crédito, no sentido de apoiarem as iniciativas do Governo neste domínio, fortalecendo as iniciativas dos empresários para que a diversificação da economia se faça reflectir de forma acelerada e se comece a sentir a diminuição das importações de produtos que podem ser   produzidos localmente.

Lembrou que a carne é um dos produtos que ainda consome milhares de divisas, anualmente, até chegar às mesas das famílias angolanas.

Por sua vez, o chefe de departamento provincial dos serviços veterinário no Cuanza-Norte, João Alfredo informou que  província do Cuanza-Norte conta, nesta altura, com a existência de 31.961 gados bovinos, 14.769 suínos, 14.145 ovinos, 53.764 caprinos, 100.154 aves, 202 equinos, perfazendo assim um total de 214.995 efectivos pecuários.

João Alfredo, que também é veterinário, garantiu que a província do Cuanza-Norte tem doses de vacinas suficientes para o gado bovino. Ressaltou que o gado proveniente do Tchad, está a ser recuperado, das 1.500 cabeças que o sector empresarial recebeu, produziram 658 cabeças, já no ramo familiar que mereceram 360 bois, nasceram 21 vitelos.

André Brandão | Ambaca

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia