Regiões

Mais de 27 mil pessoas alfabetizadas

Vinte e sete mil 656 pessoas foram alfabetizadas, nos últimos três anos, na província do Bengo, no âmbito do programa de alfabetização e aceleração escolar no subsistema de educação de jovens e adultos (EJA).

17/04/2022  Última atualização 09H40
Pessoas aprenderam a ler e a escrever no quadro do programa © Fotografia por: edições novembro
Até à presente data o processo contribuiu significativamente para a redução do elevado índice de pessoas que não sabem ler e escrever nos municípios do Ambriz, Bula Atumba Dande, Dembos, Nambuangongo e Pango Aluquém, informou  a Angop, o chefe do Departamento da Educação e Ensino, Andrade António Paulo.

O responsável destacou a importância da implementação, em 2020, do 1º ciclo de educação de jovens e adultos destinado a pessoas com idade igual ou superior a 15 anos, que por razões alheias não deram seguimento à 7ª, 8ª e 9ª classes.

Neste ano lectivo estão matriculados, na província do Bengo, sete mil 597 alfabetizandos, contra 1.476 do ano findo.

Em 2021, de um total de 1.476 matriculados,  1.047 terminaram com êxito o programa, 244 desistiram e 185 reprovaram.

Referiu que a situação da alfabetização nos seis municípios da província inspira muita atenção, uma vez que não tem sido fácil mobilizar a comunidade no sentido de  conciliar as tarefas do campo com as aulas.

O Departamento da Educação e Ensino no Bengo perspectiva, para este ano, a implementação das turmas do 1º ciclo do ensino secundário da educação de jovens e adultos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões