O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Mais de 18.300 habitantes da sede municipal da Jamba, província da Huíla, beneficiaram de água potável, depois da reabilitação e ampliação do sistema de produção e distribuição, revelou, ontem, o administrador executivo para Área Técnica da Empresa Provincial de Água e Saneamento.
Edson Baptista avançou, durante uma visita de constatação dos equipamentos do sector no município, que, com a intervenção no sistema, a captação aumentou a capacidade de 20 para 200 metros cúbicos de água por hora.
O administrador realçou que a intervenção, realizada, em 2017, incluiu a modernização da Estação no rio Colui, construção de reservatórios, instalação de rede de distribuição e ligações domiciliares, num investimento estimado em 20 milhões de dólares.
O município tem, agora, uma estação de tratamento, com dois tanques de água bruta de 100 metros cúbicos cada e de um reservatório de água tratada, de 850 metros cúbicos, além de outros de distribuição capazes de reservarem 2.700 metros cúbicos.
"No passado, tínhamos apenas 20 quilómetros de rede no casco urbano, mas, actualmente, temos 86 quilómetros”, realçou Edson Baptista, para acrescentar que foram feitas 3.457 ligações domiciliares nos 12 bairros periféricos da sede municipal contra as 250 anteriores.
O administrador executivo assegurou que a qualidade de água consumida no município da Jamba Mineira está dentro dos padrões internacionais definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Edson Baptista sublinhou que o município dispõe de condições para garantir o consumo per capita, definido para a região Austral, calculada em 160 litros por pessoa.
Sistema de pagamento
O município da Jamba consta, desde a semana passada, com o sistema de cobrança e pagamento da Empresa Provincial de Água e Saneamento.
Dos 3.457 consumidores registados, pelo menos 1.685 já firmaram contrato com a empresa, numa altura em que decorre o apuramento da dívida dos clientes.
"Cada metro cúbico custa 308 kwanzas, valor influenciado pelos elevados custos de produção feitos com recurso à fonte de energia alternativa”, explicou. A sede municipal da Jamba, situada a cerca de 315 quilómetros a Este da cidade do Lubango, conta com uma população estimada em 22 mil habitantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
Duas agentes eleitorais morreram e outros dois ficaram feridos, esta terça-feira, na província do Bié, em consequência do capotamento de uma viatura que prestava serviço à Comissão Municipal Eleitoral do Cunhinga cujas causas do acidente ainda estão por determinar.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) anunciou, terça-feira, que "a mudança da estação de cacimbo para a época chuvosa vai continuar a ter temperaturas baixas até Setembro para as províncias banhadas pelo Oceano Atlântico".
As aulas em todas as instituições de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário públicas, comparticipadas e privadas arrancam no dia 6 de Setembro, de acordo com o Calendário Escolar Nacional para o ano lectivo 2022/2023.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, mostrou-se regozijado pela “vitória inédita” de Angola no Prémio SADC de Jornalismo 2022 anunciada, hoje, em Kinshasa, RDC, onde decorre a 42ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
Angola começa a realizar transplante de órgãos a partir do primeiro trimestre do próximo ano, como anunciou a ministra da Saúde, no final da reunião Plenária de encerramento da 5ª Sessão Legislativa da IV Legislatura da Assembleia Nacional, realizada segunda-feira, em Luanda.
O candidato a Presidente da República pelo Partido NJANGO, Dinho Chingungi, prometeu esta terça-feira, em Malanje, caso o seu partido ganhe as eleições de 24 deste mês, transformar a província da Palanca Negra num "grande" pólo turístico, para garantir emprego aos jovens.