A inflação homóloga acelerou em Agosto nos Estados Unidos da América para 3,5%, contra 3,4% em Julho, o que se deve à subida dos preços dos combustíveis, segundo o índice PCE publicado hoje pelo Departamento do Comércio.
O Canal do Cafu, inaugurado em Abril, do ano passado, no quadro de um Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola, permitiu, até ao princípio deste mês, reabilitar represas inoperantes há mais de 50 anos, dando lugar à acumulação de água para abastecimento à população e para fins produtivos.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
Ao certame, que foi realizado no âmbito dos 406 anos desde que Benguela ascendeu à categoria de cidade, acorreram pessoas de diversas idades e origens.
Com estes números, a Feira Internacional de Benguela (FIB) 2023, realizada sob o lema "O Corredor do Lobito”, superou todas as expectativas, já que se estimava que o evento, que contou com a participação de 368 expositores, deveria receber 10.500 visitantes.
O presidente do Conselho de Administração do Grupo Arena, Bruno Ricardo Albernaz, que prestou a informação ao Jornal de Angola, disse que a FIB-2023 mostrou o perfil dos expositores, rumo à diversificação da economia.
Comparativamente à edição anterior, assegurou, houve um aumento de 27% de participantes, tendo considerado um número robusto daquilo que são as participações e pela forma "agressiva” como os expositores mostraram os seus produtos e serviços.
Para o PCA do Grupo Arena, a presença e o potencial apresentado demonstrou o contributo directo às soluções que a província de Benguela e o país procuram, visando o inverter daquilo que é o panorama económico virado para as importações. A presença do grande número participações é,também, uma demonstração clara de que a diversificação da economia começa a dar mostras de que o país tem potencial para reduzir as importações.
Bruno Ricardo Albernaz disse que, nesta edição, foram vistas muito mais empresas de apoio directo ao agronegócio e os produtos feitos em Angola em números muito representativos.
Realçou, também, a presença massiva da Banca e dos Seguros, salientando que houve uma amostra muito forte daquilo que é o dinamismo de todos os empresários presentes, que acreditam no grande potencial da província de Benguela e naquilo que é o mote que diz que "todos juntos nos carris do desenvolvimento”.
Viragem
do perfil
Na Feira Internacional de Benguela (FIB), garantiu o PCA do Grupo Arena, viu-se uma viragem daquilo que é o perfil e a forma como os expositores entendem fazer negócios, que hoje estão muito mais alinhados com a estratégia do Executivo de promover as exportações e reduzir as importações.
"Esta região precisa do suporte e do apoio do agro-negócio e já vemos isso, com a Banca e os Seguros muito aproximados naquilo que são os pacotes direccionados a negócios, ou seja, é um trabalho que começa a dar, agora, os seus frutos, no que diz respeito ao que o país pretende para o futuro e com aquilo que nós, enquanto organizadores de eventos do género, temos que proporcionar, que é um melhor ambiente de negócios e a melhor montra daquilo que se faz, do que existe, não só na província, mas, também, em toda esta região e no país”, disse Bruno Albernaz.
Adiantou que vai ser anunciado, nos próximos dias, o número de negócios realizados e as parcerias estabelecidas entre as empresas durante a Feira. Disse que, além dos negócios realizados, o evento teve impacto na economia real da província.
Os 10 municípios de Benguela mostraram a Angola e ao mundo que estáo cada vez mais fortes e que a região é um bom lugar para investir no agro-negócio e em muitos outros segmentos da economia. Enalteceu, por outro lado, as enchentes registadas, quer em restaurantes, bancos e outros serviços, o que teve, como disse antes, um grande impacto na economia real.
"A FIB é uma montra daquilo que se faz, do melhor que se faz e daquilo que se pode fazer mais”, disse, salientando que o balanço do certame, de quatro intensos dias, "só podia ser positivo”.
Bruno Ricardo Albernaz disse que foram quatro dias de muito trabalho e criadas centenas de empregos directos e indirectos.
Corredor
do Lobito
Indicou que o Porto é um importante vector para a dinamização do Corredor do Lobito e da região (República Democrática do Congo e Zâmbia), servindo como alavanca e facilitador da actividade logística para o desenvolvimento da África Austral. "Estamos todos muito expectantes para que o Corredor do Lobito seja muito claramente aquele que poderá, de forma transversal, apoiar todas as empresas, não só do sector logístico, mas todos produtores, a fazer chegar a outros países os seus produtos”, disse Bruno Albernaz.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crédito bruto ao sector não financeiro cifrou-se em 5,79 bilhões de kwanzas, tendo registado um aumento de cerca de 1,03 bilhões de kz (21,67%), face ao período homólogo anunciou, quinta-feira, o Banco Nacional de Angola.
A TotalEnergies Angola vendeu à Petronas Angola E&P LTD (PAEPL) 40% da participação no Bloco 20/11, na Bacia do Kwanza, por 400 milhões de dólares, anunciou, esta quinta-feira, em comunicado a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
O sentimento económico voltou a recuar em setembro na zona euro (-0,3 pontos para os 93,3) e na União Europeia (-0,4 para os 92,8), arrastado pela quebra da confiança dos consumidores, divulga hoje a Comissão Europeia.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.