Os agricultores angolanos podem vir a exportar frutas tropicais para os Países Baixos, a garantia foi dada pelo embaixador daquele país em Angola, na sequência da visita à província do Zaire, em Mbanza Kongo, onde constatou as potencialidades locais.
A presidente da Assembleia Nacional de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, mostrou-se encantada, segunda-feira, com a história do Land Rover em exposição no Museu Nacional de Arqueologia, em Benguela.
Cerca de 11.950 famílias dos municípios de Bula Atumba, Dembos e Nambuangongo, na província do Bengo, beneficiaram, no ano passado, do projecto Kwenda, adiantou, ao Jornal de Angola, em Caxito, o director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS) e do Instituto do Desenvolvimento Local.
Alexandre Domingos acrescentou que, na província do Bengo, o projecto Kwenda foi implementado em apenas três municípios: Bula Atumba (duas comunas), Dembos (quatro) e Nambuangongo (cinco), do total de 13 comunas e 150 aldeias.
Para o processo de cadastramento, o FAS contou com 86 colaboradores. Nos Dembos foram cadastradas 3.237 famílias, Bula Atumba 2.924 e no município de Nambuangongo 10.206.
Cada agregado familiar contemplado recebeu, mensalmente, 25 mil kwanzas.
Alexandre Domingos adiantou que o FAS pretende concluir as últimas duas prestações de 2022 ainda no primeiro trimestre do corrente ano.
O director provincial do Fundo de Apoio Social, que fazia o balanço das actividades realizadas no ano findo, informou que, com o projecto Kwenda, foi possível reabilitar e apetrechar várias infra-estruturas sociais nos municípios do Dande, Dembos e Pango Aluquém, com destaque para duas escolas, uma residência para professores e um Centro de Saúde, na localidade de Kitongola, na comuna das Mabubas.
Destacou, também, a
inauguração de duas quadras desportivas, uma nos Dembos, na comuna do Quipungo,
e outra no município do Pango Aluquém, estando prevista, para quarta-feira, a
abertura do Centro de Acção Social Integrado (CASI), na comuna de Quibaxe, município
dos Dembos.
Expansão do projecto
O Instituto de Desenvolvimento Local tem em carteira a expansão do Kwenda a outras localidades da província, principalmente em zonas urbanas, pois a sua aplicação nas áreas rurais tem encontrado muitos entraves, devido aos acessos, sobretudo na época de chuva.
"Estamos a pensar fazer chegar o Kwenda a outros municípios, depois do Conselho Directivo, que se realiza no próximo mês de Fevereiro”, adiantou Alexandre Domingos, acrescentando que o projecto já está delineado, faltando, apenas, ser discutido o seu alinhamento, porque o cadastramento nas zonas urbanas requer uma série de elementos.
Segundo o director do Instituto de Desenvolvimento Local, o principal eixo do programa para o corrente ano é o seu alargamento para as zonas periurbanas, principalmente para o município do Dande, e promover a inclusão produtiva, que tem a ver com a disponibilização de kits e inputs agrícolas às famílias.
"Essas matérias são solicitadas para fortalecer a agricultura, o comércio e acções no campo que visam o aumento da produtividade. Também incluímos a reabilitação dos Centros de Acção Social Integrados (CASI) de Nambuangongo e do Bula Atumba, para ajudarem a minimizar os problemas das famílias em comunidades mais carentes”, explicou Alexandre Domingos.
Deu a conhecer que os resultados do Kwenda são satisfatórios. "Basta entrar numa comunidade para ver os resultados, o problema não está muito nos valores que são entregues, mas no impacto que têm sobre as pessoas. Hoje, encontramos casas com cobertura de chapa, a produtividade nos campos de cultivo aumentou, muitos engajaram-se na produção agrícola”.
Diálogo comunitário
"O Projecto Kwenda veiu para ajudar as famílias vulneráveis a compreenderem o que fazer com o dinheiro. O diálogo comunitário tem sido o veículo para passar a mensagem, durante o processo de recepção dos valores monetários. O FAS não dá só dinheiro, promove, também, a literacia financeira, a partir do diálogo comunitário, para os beneficiários saberem o que fazer com o dinheiro”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs três projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios ( PIIM), no Cuílo, província da Lunda-Norte, avaliados em mais de mil milhões de kwanzas, estão, desde terça-feira, concluídos com a entrega oficial de uma escola de sete salas de aula, construída na comuna do Caluango, inaugurada pela governadora local, Deolinda Vilarinho.
Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da província de Malanje, apresentaram, esta segunda-feira, ao governador Marcos Nhunga o seu plano de actividades para os próximos cinco anos.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e a sua homóloga da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, chegaram, na manhã desta segunda-feira à província de Benguela, para uma visita de dois dias.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.