O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
O Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE) atingiu, em todo o país, 100.194 postos de trabalho, desde o seu lançamento em 2019, anunciou a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
No balanço das actividades do sector, no final da cerimónia de cumprimentos de fim de ano ao Presidente da República, a ministra referiu que a aposta na formação profissional fez aumentar a meta antes estabelecida pelo PAPE, que era de 83.500 postos de trabalho. Teresa Dias falou da construção de cinco novos centros de formaçã profissional, nas províncias de Luanda, Huambo, Uíge, Bié e Namibe, bem como da reabilitação e apetrechamento de quatro outras unidades na Lunda-Sul, Zaire, Cuanza-Norte e Luanda.
A modernização da administração e a valorização do efectivo continuam no centro das preocupações da instituição que dirige, tendo, por isso, o MAPTSS promovido a aprovação da nova Lei de Bases da Administração Pública, que trouxe soluções adequadas aos desafios actuais, referiu Teresa Dias, que também valorizou o diálogo permanente entre as estruturas do Estado e as organizações sindicais.
A ministra referiu que a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Executivo e a Federação dos Sindicatos da Administração Pública, Saúde e Serviços (FSAPSS), em Setembro de 2021, permitiu a actualização das categorias de 11.959 funcionários públicos do regime geral da Administração Pública.
Teresa Dias considerou "prioritário” a formação dos funcionários públicos e agentes administrativos pela Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas (ENAPP). Defendeu maior isenção e transparência nos processos de selecção dos agentes e funcionários públicos, com vista a atrair os melhores quadros para a Administração Pública.
Falou ainda da institucionalização da Entidade Recrutadora Única (ERU), sob coordenação da ENAPP, bem como da necessidade de expandir os serviços da SIAC em todo o território, dada a procura massiva desses serviços pelos cidadãos.
Referiu que actualmente o SIAC possui 16 unidades distribuídas em 11 províncias, estando em falta o Bié, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Lunda-Norte, Namibe e Zaire.
Teresa Rodrigues Dias disse que o seu pelouro vai continuar a prestar particular atenção na manutenção da qualidade de atendimento público, tendo sempre o cidadão no centro das preocupações.
A ministra referiu ainda que o recém-criado Instituto Nacional de Qualificações (INQ), em Julho último, por Decreto Presidencial, contribuirá para a melhoria da qualidade dos formandos e dos níveis de qualificação.
O INQ vai promover a valorização da formação inicial contínua, incluindo a aprendizagem ao longo da vida, sem descurar a inserção dos formandos no mercado de trabalho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).