Regiões

Mais de 1,8 mil milhões de kwanzas para asfaltagem de vias secundárias

Justino Victorino / Huambo

Jornalista

Mais de 1,8 mil milhões de kwanzas serão aplicados, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), para asfaltar as principais vias secundárias dos bairros Santa-Iria e Kapango, da cidade de Huambo, empreitadas que estarão a cargo da empresa de Engenharia e Elevo Construções/Angola, com um prazo de conclusão de quatro meses.

28/03/2022  Última atualização 09H55
Objectivo das autoridades é melhorar a imagem da região e a circulação de pessoas e bens © Fotografia por: Francisco Lopes | Edições Novembro Huambo

O director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Governo da província do Huambo afirmou, no acto de consignação, testemunhado pela governadora Lotti Nolika, que os trabalhos de asfaltagem incluem a colocação de lancis, valas de drenagem e esgotos.

Domingos Elavoco realçou que estas obras serão extensivas a vários bairros da cidade do Huambo, com a construção, nos próximos tempos, de pontes e outras infra-estruturas sociais.   

No bairro Santa-Iria, explicou, serão asfaltados três quilómetros de estrada, com um custo avaliado em 900 milhões e 611 mil kwanzas, ao passo que no bairro de Fátima Kapango, a colocação do tapete asfáltico, numa extensão de 1,5 quilómetros, custará 478 milhões, 472 mil e 873 Kwanzas.

Segundo Lotti Nolika, com a conclusão das obras, o município sede do Huambo ganhará nova imagem, terá melhor saneamento básico e recolha de resíduos sólidos, bem como trânsito mais fluido.

A governadora reafirmou que estes programas serão de continuidade, estando prevista a reabilitação e construção de novas infra-estruturas sociais, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Elmano Inácio, vice-governador do Huambo para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, pediu a colaboração dos munícipes do Huambo na conservação de residências, executando pinturas, manutenção de jardins, participação em campanhas de limpeza, deposição de lixo em locais e horas indicadas, para se evitar o amontoado de resíduos sólidos na via pública.

Satisfação dos moradores

Moradores dos bairros Santa-Iria e Kapango mostraram-se satisfeitos com a asfaltagem das ruas, considerando que esta iniciativa do Executivo irá melhorar as condições de mobilidade da população.

Arnon Isaac, funcionário público, considerou preocupante e desgastante o actual estado de degradação das estradas do bairro Santa-Iria.

Os trabalhos de asfaltagem das estradas secundárias, nas zonas urbanas e periféricas da cidade do Huambo, segundo a governadora Lotti Nolika, vão abranger os bairros Calobrinco, Cacilhas, Bom-Pastor, Funileiros, Santo-António e São José, além dos bairros da Juventude, com um prazo de duração de um ano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões