A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.
O antigo Instituto Médio Agrário, que se dedicava à formação, até os anos 80, de quadros para a agronomia é hoje uma escola de referência, ao nível local, de formação em artes e ofícios, denominada “Cidade Jovem de Sucesso”.
Os ocupantes dos 63 apartamentos da Centralidade do Luena vão ser encontrados com base num sorteio feito ontem e no qual participaram 1.744 concorrentes.
Das 425 moradias, entre apartamentos e casas isoladas, que compõe a Centralidade do Luena, foram reservadas 63 para o sorteio público, no âmbito dos critérios adoptados pela Comissão provincial encarregada do processo de atribuição de quotas a empresas públicas e privadas e outras organizações.
Eusébio Cassoma, porta-voz da comissão organizadora do sorteio, disse terem sido sorteadas 15 moradias para o arrendamento, 25 para propriedade resolúvel e 34 para pronto pagamento a 100 ou 50 por cento do valor da habitação.
Informou que, entre as 1.744 candidaturas, foram anuladas 186, por dupla candidatura, o que a comissão organizadora considerou fraude.
Eusebio Cassoma disse que após à realização do sorteio, a comissão vai fazer a gestão das listas dos sorteados para depois serem enviadas para a Kora, a entidade gestora do processo.
"Tivemos duas modalidades, entre as quais uma de atribuição e outra de sorteio”, esclareceu, sublinhando que houve redução de quotas estabelecidas para algumas entidades, "para atender a Reserva Estratégica do Estado”.
Informou que mesmo as listas do sorteio das entidades a quem foram atribuídas moradias serão enviadas à estrutura má-xima do processo de acesso às habitações.
Agnelo Cassemene, de 29 anos e um dos concorrentes, mostrou-se satisfeito por estar mais pró-
ximo de realizar um dos seus maiores sonhos: o de ter casa própria.
"Sinto-me feliz porque estou na fase de constituir a minha família e ganhando uma casa num sorteio com mais de mil candidatos seria gratificante”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro do Interior, Eugénio Laborinho, inaugurou, hoje, no Lubango, província de Huíla, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), equipado para monitorar vários pontos do casco urbano e zonas da periferia.
O Ministro do Interior, Eugénio César Laborinho, apelou ao Serviço de Investigação Criminal (SIC), na inauguração da Sede de Cabinda, para que se preste atenção especial aos crimes cibernéticos praticados na província.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.