Economia

Mais 50 mil bovinos são vacinados em dois meses

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Mais de 50 mil bovinos são vacinados contra a peripneumonia contagiosa, dermatite nodular, carbúnculos hemático e sintomático, na Campanha de Vacinação 2024, no Cuando Cubango, aberta na segunda-feira, na localidade do Luassenha, Cuchi, pelo governador provincial, José Martins.

22/05/2024  Última atualização 13H05
Representantes institucionais no arranque da campanha © Fotografia por: Lourenço bule | edições novembro

O director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Luís Navalha, disse que a presente Campanha de Vacinação de gado tem a duração de 60 dias e conta com o envolvimento de 42 técnicos do Instituto dos Serviços de Veterinária (ISV) e das Administrações Municipais.

José Luís Navalha garantiu que, para o êxito desta campanha, o sector que dirige recebeu do Ministério da Agricultura e Florestas mais de 115 mil doses de vacinas contra a peripneumonia contagiosa, dermatite nodular, carbúnculos hemático e sintomático, por serem as doenças mais endémicas a nível da região Sul do país.

Explicou que a planificação foi feita consoante o número de doses recebidas e pode atingir todos os municípios da província, para a prevenção de ocorrências de muitas doenças no gado.

Na ocasião, o responsável apelou a todos os criadores da província a aderirem em massa à presente campanha de vacinação que se estende pelos nove municípios que compõem o Cuando Cubango, que tem um efectivo pecuário de 621 mil espécies animais diversos.

O governador do Cuando Cubango destacou que a criação de gado representa a riqueza fundamental da população da província, tendo em conta que é por intermédio destes animais que os agricultores conseguem lavrar a terra para a produção de alimentos agrícolas e para o consumo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia