Sociedade

Mais 497 postos de trabalho criados ontem em Malanje

Edivaldo Cristóvão

Jornalista

O número de pessoas beneficiadas pelo Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) elevou-se, ontem, para 2.530, com a criação de mais 497 postos de trabalho, em Malanje.

11/03/2021  Última atualização 07H00
Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social trabalha nas províncias © Fotografia por: Cedida
Os dados foram divulgados, ontem, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, durante o lançamento do PAPE na província de Malanje.
A ministra referiu que o PAPE tem beneficiado jovens que concluíram a formação profissional e recebem micros-créditos e instrumentos de trabalho. Além de Malanje, o plano já foi lançado nas províncias do Cuando Cubango, Luanda, Uíge, Huíla, Namibe e Bié.

Segundo Teresa Rodrigues Dias, em Malanje foram capacitados 342 jovens, sendo 249 em empreendedorismo, especificamente em matérias de gestão básica e negócios e outros em cursos de curta duração.
Durante o acto, foram entregues 28 kits profissionais, no âmbito do fomento do auto-emprego, para a geração de 163 postos de trabalho. O plano contemplou ainda 131 pessoas com micro-créditos, para ajudar a criar mais 280 postos de trabalho. A ministra deixou ainda 72 kits, para os demais candidatos ao PAPE.

A governante sublinhou que, no âmbito da inserção social, foi beneficiada uma cooperativa de recolha de resíduos sólidos, denominada Nzinga Mbandi, que foi contemplada com equipamentos e meios de trabalho. Os 25 membros da cooperativa, acrescentou, beneficiaram de formação profissional.
Ainda ontem, no âmbito do fomento do auto-emprego, foram beneficiados 130 jovens, que, depois de terminarem a formação em empreendedorismo, receberam carteiras profissionais e instrumentos de trabalho.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social referiu que o PAPE prevê a criação de cerca de 500 mil empregos
Acrescentou que existe uma série de programas, como o de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda), Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), entre outros, cujos propósitos estão virados para a promoção da empregabilidade e o combate à pobreza.

A ministra Teresa Rodrigues Dias referiu que, para facilitar o processo de candidaturas e de outros procedimentos do PAPE, está disponível uma plataforma electrónica, denominada E-Bumba, com vista a dinamizar a intermediação de prestação de serviços, fundamentalmente, para os profissionais que exercem actividade por conta própria.
De igual modo, referiu, estão previstos mecanismos mais expeditos para facilitar a formalização dos pequenos negócios e a reconversão da economia informal.
O governador de Malanje, Norberto dos Santos, aconselhou os jovens no sentido de aproveitarem a oportunidade que o Governo está a dar e a não ficarem apenas à espera de concursos públicos. "Devem apostar em cursos profissionais e no auto-emprego”.


  PAPE chega hoje ao Cuanza-Norte

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) chega hoje à província do Cuanza-Norte, onde a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, vai visitar várias instituições a ele ligadas e colocar a primeira pedra para a construção da Cidadela Jovens de Sucesso.
Está também prevista uma palestra sobre o Agro-Negócio, a atribuição de micro-créditos, carteiras profissionais e kits de trabalho aos jovens.

O PAPE é o mecanismo usado pelo Executivo para apoiar as acções de fomento à empregabilidade dirigidas especialmente aos mais jovens (17 aos 40 anos), às mulheres, à população rural, aos portadores de deficiência e a outros grupos vulneráveis.
O PAPE estima abranger 83.500 jovens em todo o país, com a distribuição de 10.000 micro-créditos, 42.000 kits profissionais em diferentes profissões, inserir 30.000 jovens no mercado formal e 1.500  em cursos  de formação profissional. 

No âmbito da formação profissional pretende capacitar pelo menos 60.000 jovens em programas de treinamento, 30.000 em cursos de curta duração, 12.000 nos domínios do empreendedorismo e gestão de negócios, 18.000 em outros domínios do saber, visando o fomento do auto-emprego.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade