Cultura

Maira Correia faz estreia na literatura com a obra de poesia que retrata a mulher

A escritora Maira Correia estreia-se nas lides literárias, amanhã, às 14h00, com a venda e sessão de autógrafos do seu livro de poesia “A Mulher de Provérbios 31”, a ser realizada na Biblioteca Amossi, no Rocha Padaria, em Luanda, sob chancela da editora Sonhos no Papel. Segundo a escritora, em declarações ao Jornal de Angola, o poemário “A mulher de Provérbios 31” é uma obra que expõe a conduta de uma mulher exemplar, que segue à risca as palavras bíblicas nos versículos 10 a 31 do livro de Provérbios.

30/03/2024  Última atualização 13H45
A autora de “ A Mulher de Provérbios 31” aposta na poesia © Fotografia por: DR

"O livro traz uma mulher sábia, brava, guerreira, espiritual e submissa. É uma mulher que não apoia o feminismo, empoderamento e a igualdade de género. É uma mulher que compreende as diferenças de homem e mulher e não apela pelo contrário”, explicou.

A autora avançou que a obra gira em torno da edificação da mulher que prevê o futuro, quer as coisas boas, quer coisas más, por via das palavras sagradas dirigidas especialmente às mulheres.

"Para além de fazer uma crítica directa, de confrontamento às condutas que vemos hoje,  a obra surge também para apelar e aconselhar para uma melhor postura da mulher, com característica e personalidade cristã”, defendeu Maira Correia. 

A escritora sublinhou que a obra não visa relegar o lugar da mulher à cozinha, mas sim fazer reparos à conduta moral, bem como enfatizar que deve ser submissa ao homem, independentemente do sucesso financeiro, que não pode estar acima dos valores da mulher.

"Quando li Provérbios 31, percebi que estavam aí os ensinamentos que ditam a conduta de uma mulher. Infelizmente, as mulheres hoje optam por outras condutas. Na intenção de não ficar calada, decidi ter uma palavra a dizer, e a forma que encontrei foi no campo literário, precisamente no discurso poético, de forma dócil, apelativa e sentimental. Fiz recurso à intertextualidade para dar vida aos meus a partir do texto bíblico”, realçou.

Maira  Correia enfatizou que a sua obra não contém nenhuma poesia que reinventa o texto bíblico, mas apenas faz interpretações poéticas do texto bíblico, fazendo com que cada poema corresponda  a um dos versículos de Provérbios 31.

Maira Correia é o pseudônimo de Maira Andreia Cardoso Correia, de nacionalidade caboverdiana, nascida na Ilha de Santiago, há 18 anos. Residente em Luanda, no bairro Benfica, é estudante do curso de Gestão de Empresas, no Instituto Politécnico Privado de Gestão, Hotelaria e Turismo - Francisco dos Santos. Maira Correia é empreendedora, escritora, assistente de Contabilidade e formadora de Excel Avançado. As suas habilidades literárias datam desde pequena.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura