Economia

Maior fazenda do Moxico abandonou a agricultura

A Fazenda Agro-industrial de Camaiangala, construída em 2013 em Camanongue, Moxico, para se tornar a maior do Leste de Angola, abandonou a produção agrícola face a dificuldades financeiras, passando a dedicar-se apenas à suinicultura.

17/04/2024  Última atualização 10H41
Fazenda Agro-industrial de Camaiangala, Moxico © Fotografia por: Arquivo
Adquirida em 2019 pelo grupo FF, no quadro do Programa de Privatizações, a fazenda agro-industrial produzia milho, feijão, soja e carne, num espaço de 18 mil metros quadrados, de acordo com informações divulgadas, ontem, pela Angop.

Sob gestão do grupo FF, a fazenda teve em 2019 uma colheita de mais de 340 toneladas de milho e de soja, tendo encerrado essa componente de produção "por questões de gestão”. 

A fazenda reunia três componentes, nomeadamente, uma agrícola de produção de grãos (milho e soja), uma agro-industrial centrada na produção de fuba de milho para consumo humano e rações e uma pecuária de criação de suínos, ligada também a um matadouro.

O projecto foi visitado na segunda-feira por parlamentares da 4ª Comissão da Assembleia Nacional, que velam pela Administração do Estado, Poder Local e Autarquias. Na ocasião, Domingos André e Alegria Augusto, ambos funcionários seniores do projecto agro-industrial de Camaiangala, informaram aos deputados que a fazenda se limita à criação e produção de suínos, possuindo mais de 300 animais. Domingos André disse aos deputados que a parte agrícola está paralisada há um ano "por questões de gestão”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia