Cultura

“Magui” garante Matias Damásio como representante de Luanda

Analtino Santos

Jornalista

O músico e compositor Matias Damásio, com o tema "Magui", ficou na primeira posição da fase provincial de Luanda do Top dos Mais Queridos.

29/05/2023  Última atualização 12H02
© Fotografia por: DR

Com esta classificação, o artista corre para conquista do terceiro título. O anúncio foi feito ontem, durante o programa "Kialumingo" da Rádio Luanda, realizado no espaço Prova de Arte. O autor, com mais de 70 por cento de votos apurados, superou a dupla Texas e Tatá de Almeida, Pérola, Chelsea Dinorath, Acácio, Anderson Mário, 3Finer e Gerilson Insrael, Miguel Buila, Jojó Gouveia e C4Pedro e Matias Damásio, que estiveram entre os finalistas da capital, apresentados no inicio de Abril.

A partir de Portugal, onde está a cumprir uma digressão, o artista reagiu e agradeceu aos ouvintes pela preferência. Matias Damásio pretende estar na gala de consagração prevista para Outubro, caso a agenda pessoal permita-o estar no país.

No fim-de-semana, os representantes das 17 províncias foram anunciados aos ouvintes. O Bengo apurou o grupo Fusão Melódica, enquanto Cabinda escolheu Henriques Sozinho, pela segunda vez.

Aníbal Costa, porta-voz do Top Rádio Nacional, prometeu divulgar a relação completa dos finalistas nos próximos dias, bem como fazer o balanço de todo o processo de selecção e votação do concurso nacional.  

O Top dos Mais Queridos teve a primeira edição em 1982, quando os integrantes do programa Para Jovem realizaram um concurso para conhecer os artistas e conjuntos (bandas) mais ouvi-dos (apreciados), desta for-ma nasceu o Top dos Mais Queridos, por ocasião do 5 de Outubro, Dia da Rá-dio Nacional de Angola.

A gala de consagração acontece em Outubro, por ocasião das comemorações da Rádio Nacional de Angola. Esta edição é diferente da do ano passado, que foi enquadrada no Centenário do saudoso Presidente António Agostinho Neto, em que o concurso não teve carácter  competitivo.

Em 2021, a direcção da RNA optou pelo regresso das fases provinciais, para dar visibilidade aos artistas não residentes em Luanda e cumprir com o slogan "Unir o país". Os Picantes do Huambo, com "Crise no Lar", venceu a edição 2022, ultrapassando a dupla Paulo Flores e Yuri da Cunha, em representação de Luanda, e Tiviné de Benguela.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura