O Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) procedeu, na quinta-feira, à apreciação das deliberações para a abertura do concurso público de magistrados e não magistrados, juízes para a eleição do presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas, para um mandato único de sete anos.
A abertura do concurso público surge numa altura em que já se passaram trinta dias, dos 60 que a Constituição da República de Angola prevê, desde que a juíza conselheira Domingas Garcia assumiu, interinamente, a presidência do Tribunal, na sequência do pedido de renúncia de Exalgina Gambôa.
Ao falar à imprensa, na VI Reunião Plenária do Conselho Superior da Magistratura Judicial, o porta-voz do Conselho, Correia Bartolomeu, salientou que a análise está a ser feita com base nas resoluções do Tribunal de Contas a que refere a aprovação do regulamento interno para a designação de candidatos ao cargo de presidente e vice-presidente. Fez saber que a matéria não compete ao plenário do CSMJ, porque, nos termos da Constituição da República, é uma competência exclusiva do Presidente da República.
O também vogal do CSMJ esclareceu que a contenda surge na agenda de trabalho, pois o plenário submeteu ao Conselho uma resolução que aprova um regulamento para efeitos de eleição.
Em face desta submissão de resolução, Correia Bartolomeu sublinhou que o Conselho não podia deixar de se pronunciar e analisar a questão para deliberar no sentido em que a Constituição e a lei estabelecem.
Também foi apreciado e analisado o documento subscrito por nove juízes do Tribunal Supremo sobre o afastamento do venerando juiz presidente das sessões do Tribunal Supremo. Sobre este assunto, realçou que o documento foi remetido ao Conselho Superior da Magistratura Judicial e este, por sua vez, está a analisar o conteúdo e as matérias constantes no diploma para aferir a sua legalidade e regularidade.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A visita de Estado do Presidente João Lourenço à Itália foi positiva e permitiu elevar as relações bilaterais a vários níveis. A constatação é do ministro das Relações Exteriores, Téte António, que fez, sexta-feira, o balanço dos dois dias de actividades.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.