“Os bantu na visão de Mafrano” é o título do livro de Maurício Francisco Caetano a ser lançado, a título póstumo, no dia 14 de Maio, às 10h30, no auditório do edifício da Universidade Católica, no largo das Escolas, em Luanda.
Ingressou nos Serviços de Fazenda e Contabilidade, na era colonial, os quais passaram posteriormente para a tutela do Ministério das Finanças, com a independência de Angola, em Novembro de 1975, tendo atingido a função de Director até à altura da sua morte, em 1982.
Enquanto escritor, foi colaborador de vários jornais e publicações - com destaque para O Apostolado, Revista Angola, O Angolense, Tribuna dos Muceques - utilizando como pseudónimos mais conhecidos "Mafrano” e "Anateco”.
Foi professor de Língua Portuguesa e de Filosofia no Colégio 28 de Maio, Instituto Makarenko, Liceu Ngola Kiluanje, Escola 1º de Maio e Instituto Pio XII (actual ICRA - "Instituto de Ciências Religiosas de Angola”). Um dos seus alunos tornou-se figura proeminente na sociedade angolana ao ser ordenado o primeiro bispo negro angolano: Dom Eduardo André Muaca.
Foi o extinto Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), através de uma colecção denominada "A letra” que, no início de 1986, recuperou um belo conto deste escritor para o primeiro número dessa colectânea: "O Menino Luís Irmão de João Cassabalo”.
Trata-se de uma visão sobre algumas das questões étnicas, sociais e políticas que se desenrolavam no quotidiano da cidade do Dondo no primeiro terço do século XX, as quais, tudo leva a crer, o autor terá assistido. Logo no começo, ele descreve alguns dos bairros suburbanos da sua terra natal, o Dondo.
O autor tem publicados os livros "Onomástica angolense: Nzinga ou Nginga?” (1976); "Menino Luís Irmão de João Cassabalo”, edição do INALD (1986); "Idiomas Nacionais: Kimbundu” (1976); "Notas a Lápis”, crónicas dispersas em jornais e revistas, e "Crónicas Ligeiras”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.