As compras de petróleo russo pela China aumentaram 24% em janeiro e fevereiro, em termos homólogos, permitindo à Rússia ultrapassar a Arábia Saudita como maior fornecedora de crude do país vizinho, segundo dados oficiais hoje divulgados.
A representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, enalteceu, esta terça-feira, a gestão dos recursos alocados pelo Estado para combater a pandemia da Covid-19, avança o Expresso das Ilhas.
Milhares de toneladas de madeira de Moçambique foram transportados ilegalmente para a China nos últimos anos pelo grupo Maersk, revelou, este sábado, uma investigação feita por jornalistas moçambicanos e dinamarqueses.
"A empresa transportou madeira ilegal de Moçambique para a China várias vezes entre 2019 e 2021”, escrevem o dinamarquês Danwatch e o Zitamar News, com redacção em Maputo e Londres, referindo transportes que somaram milhares de toneladas.
Segundo a Lusa, a consulta de documentos permitiu confirmar várias cargas, como uma em quatro de Fevereiro de 2020, quando um porta-contentores propriedade do gigante dinamarquês chegou ao porto de Ningbo, na China, tendo a bordo 255 toneladas de madeira ilegal proveniente da Beira, em Moçambique. "Mais especificamente, troncos inteiros e não transformados da espécie de árvore tropical castanho-avermelhada Nkula, que só é encontrada em alguns países africanos e estima-se que esteja perto da extinção”, refere-se na reportagem.
Em Janeiro de 2020 dois outros navios da Maersk chegaram ao mesmo porto na China com 4.000 toneladas de madeira ilegal vinda de Moçambique, mais um dos dados de importações chinesas que a Danwatch e o Zitamar News obtiveram através do C4ADS, organismo dos Estados Unidos que faz recolha de dados focado no comércio ilícito e na segurança global. Há ainda registos em 2019 e 2021, sendo estas e outras cargas de Nkula, Mondzo e Chanato, todas variedades de madeira valiosas e na lista de espécies nativas das autoridades moçambicanas.
A gigante dinamarquesa, que não negou ter feito esse transporte, não está expressamente a violar a lei, explicam os autores do artigo depois de consultar a lei moçambicana e especialistas na área, mas denunciam uma prática que o grupo diz condenar e que o faz contornando a lei. A Maersk reconhece que tem a responsabilidade de garantir que a carga nos navios seja legal, mas resguarda-se na análise de que cabe às autoridades aprovar um produto para exportação.
Isto porque a lei de Moçambique para as exportações de madeira apenas diz que não é permitida a exportação de madeira não processada de espécies nativas, mas a proibição não faz referência a transporte ou logística.
Polícia impede marcha de Homenagem a Azagaia
A Polícia moçambicana dispersou ontem de manhã com gás lacrimogénio uma marcha em Maputo de homenagem ao 'rapper' de intervenção social Azagaia, que morreu há uma semana vítima de doença. Segundo a Lusa, centenas de pessoas começaram a concentrar-se às primeiras horas da manhã, mas foram impedidas de marchar na capital moçambicana.
Na terça-feira, o funeral em Maputo juntou milhares de pessoas, mas o cortejo foi bloqueado por blindados e Polícia fortemente armada num ponto do percurso que passaria em frente à residência oficial do Presidente da República. Houve momentos de tensão e chegou a ser disparado gás lacrimogéneo para dispersar a multidão, que teve de recorrer a uma via alternativa.
A Polícia deteve pelo menos três pessoas na cidade da Beira, Centro de Moçambique, após confrontos com participantes numa marcha de homenagem ao rapper Azagaia idêntica à da capital, apesar de na sexta-feira ter garantido que tinha autorização para se realizar. Fonte policial, sob anonimato, disse ontem aos jornalistas que, entretanto, foram recebidas ordens para a marcha não se realizar.
Face ao bloqueio, os ânimos exaltaram-se e houve confrontos com agressões físicas, sem disparos, que resultaram na detenção de, pelo menos, três participantes, disse fonte da organização. Os restantes grupos que iam integrar a marcha já não saíram do ponto de encontro, no cruzamento da Munhava, à entrada da Beira, de onde iriam descer para a praça 03 de Fevereiro, na Ponta Gea, zona nobre da cidade.
Com mais de 20 anos de carreira, o 'rapper' ficou célebre pela crítica aberta à governação em Moçambique e por dar voz aos problemas da população, de tal forma que em 2008 chegou a ser questionado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente do Brasil, Lula da Silva afirmou hoje que a visita do Presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia é uma "notícia muito boa" que pode ajudar a deter a guerra na Ucrânia, enfrentando o ceticismo do Ocidente.
Um sismo de magnitude 6.5 na escala de Richter foi sentido hoje em partes do Afeganistão, Paquistão e Índia, segundo testemunhas citadas pela agência de notícias Aljazeera, informa o Notícias ao Minuto, esta terça-feira.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
Os presidentes da China e da Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, estiveram reunidos, esta terça-feira, pela segunda vez, depois de terem mantido um encontro na segunda-feira, sublinharam que vão colaborar a vários níveis.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.