Pelo menos dez crianças, com idades entre os 7 e os 14 anos, morreram, este domingo, afogadas, num lago do Paquistão, durante uma viagem escolar.
O Uganda anunciou, ontem, que as operações conjuntas de militares ugandeses e da República Democrática do Congo (RDC) em 2022 mataram 424 membros das Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês), grupo rebelde sediado no Leste congolês e cujas acções são por vezes atribuídas ao movimento fundamentalista islâmico Estado Islâmico (EI).
O Presidente francês, Emmanuel Macron, foi recebido, quinta-feira, na Casa Branca, em Washington, onde analisou para além da questão do proteccionismo comercial, questões internacionais, como as relações com a China e a guerra na Ucrânia.
A aliança com os Estados Unidos "é mais forte do que tudo”, mas a Europa não deve tornar-se uma "variável de ajuste” numa altura em que Joe Biden lança todas as forças da primeira potência mundial na rivalidade com a China, sublinhou.
"É super-agressivo para os nossos negócios”, alertou ontem o Chefe de Estado francês, durante um almoço com congressistas no Capitólio.
Os grandes subsídios decididos pelo Presidente norte-americano, na importante medida económica e social chamada Lei de Redução da Inflação (IRA), são "super-agressivos para as empresas (europeias)”, realçou Macron durante o encontro, segundo um jornalista da France-Press (AFP) presente na sala.
"Coloque-se no meu lugar”, referiu o governante francês aos congressistas, acrescentando, "você pode resolver o seu problema, mas vai piorar o meu” com essa agenda.
Para Macron, estes investimentos podem "matar muitos empregos” na Europa, caso não exista uma melhor coordenação transatlântica.
"Ninguém me contactou quando o IRA estava em negociações”, insistiu, apelando para que seja "respeitado como um bom amigo”.
A França vê com preocupação o patriotismo económico demonstrado pelo Presidente democrata americano, com o lema "Made in USA”.
Joe Biden pretende, em particular, impulsionar o sector dos veículos eléctricos, com o objectivo de aumentar o emprego industrial, a transição energética e a competição tecnológica com a China.
O plano lançado por Joe Biden prevê quase 375 mil milhões de dólares (368,9 mil milhões de euros) em programas climáticos e de energia destinados a ajudar o país a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 40% até 2030.
O pacote será financiado, em grande parte, por aumentos de impostos, incluindo um novo imposto sobre recompras de acções de empresas e um imposto mínimo de 15% para empresas com lucros muito elevados.
Em relação ao ambiente, o projecto de lei injectará quase 375 mil milhões de dólares ao longo da década, o que para os consumidores significa benefícios fiscais para a compra de veículos eléctricos.
Do ponto de vista norte-americano, a visita de Estado de Macron espera virar de vez a página da grave crise diplomática do ano passado.
Em Setembro de 2021, os Estados Unidos anunciaram uma nova aliança, AUKUS, com a Austrália e o Reino Unido, despertando a fúria da França, pois perdeu um "mega-negócio” para a venda de submarinos a Camberra.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginSão quase oito milhões de tunisinos que estão inscritos para votar hoje na segunda volta das eleições legislativas, boicotadas novamente pela oposição, destinadas a eleger um parlamento com poderes limitados e em que a taxa de participação deverá manter-se muito baixa.
A União Europeia (UE) e a África do Sul discutiram, esta sexta-feira, em Pretória, uma iniciativa climática para a nação africana apoiada por dez Estados-membros europeus, anunciou a chefe da diplomacia sul-africana.
A directora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, disse esta sexta-feira que a principal preocupação já não é a Covid-19, mas sim o surto de cólera, que afecta 10 países africanos. “
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.