O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou hoje o seu "forte apoio" aos pedidos de adesão à NATO da Finlândia e da Suécia, assegurando que estes países "cumprem todos os requisitos para entrar" na Aliança.
Os chefes do Estado-Maior norte-americano e russo mantiveram hoje uma conversa telefónica, pela primeira vez desde o início da invasão russa da Ucrânia, para discutirem "várias preocupações de segurança", revelou o Pentágono.
O Presidente francês defendeu hoje, perante o Parlamento Europeu, que a União Europeia tem “o dever de propor uma nova aliança ao continente africano”, palco de “parte da convulsão mundial” e “parte do futuro” da própria Europa.
Discursando no hemiciclo de Estrasburgo, para apresentar as prioridades da actual presidência semestral francesa do Conselho da UE, Emmanuel Macron disse que a Europa deve "repensar algumas das suas políticas de vizinhança” e, nesse quadro, "reinventar” a parceria com África, algo que será discutido entre os líderes europeus e africanos na cimeira UE-África agendada para Fevereiro.
"A Europa tem assim o dever de propor uma nova aliança para o continente africano. Os destinos das duas margens do Mediterrâneo estão ligados, e não podemos abordar de forma adequada o tema das migrações sem abordar as suas causas profundas e evocar o destino comum com o continente africano”, disse.
"É em África que está a ter lugar parte da convulsão mundial e onde se joga parte do futuro deste continente e da sua juventude, mas também do nosso futuro”, complementou.
Macron disse que a cimeira UE-África agendada para 17 e 18 de Fevereiro constitui então a oportunidade de "reconstruir a parceria com o continente africano”, que vá além da ajuda ao desenvolvimento, embora a Europa deva continuar a apoiar África, designadamente no combate à pandemia da covid-19.
"Mas nos próximos meses teremos de dar um novo passo e reinventar uma nova aliança com o continente africano, antes de mais através de um «new deal» económico e financeiro com África”, com "propostas de investimento muito concretas”.
Emmanuel Macron defendeu que a nova parceria deve compreender ainda "uma agenda para a educação, saúde e clima, com vista ao desenvolvimento do continente e a esperança da juventude africana”, assim como "uma agenda de segurança, através do apoio europeu aos Estados africanos confrontados com o aumento do terrorismo, como sucedeu no Sahel”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs autoridades da Guiné-Bissau levantaram a ordem que interditou o voo de um avião Airbus que foi retido no aeroporto de Bissau, por ordens do Governo, desde Novembro, disse hoje à Lusa fonte da Aviação Civil guineense.
O Papa advertiu hoje que, além da guerra na Ucrânia, há muitos outros conflitos no mundo e estes recebem "pouca ou nenhuma atenção", também por parte dos media, num discurso perante os novos embaixadores junto da Santa Sé.
Um carregamento de uma tonelada e meia de marfim contrabandeado foi apreendido no último fim-de-semana e três traficantes suspeitos foram presos em Lubumbashi, no sudeste da República Democrática do Congo (RDC), anunciou hoje uma fonte judicial.
O agravamento da poluição do ar externo e o envenenamento por chumbo tóxico mantiveram as mortes globais por contaminação ambiental, em cerca de 9 milhões de pessoas por ano, desde 2015, o que contraria o progresso de combate à poluição em muitos países.
O embaixador angolano em Singapura, Daniel Rosa, assistiu, ontem, a cerimónia de investidura do Presidente eleito da República Democrática de Timor-Leste, José Ramos-Horta, a quem entregou uma mensagem de felicitações do Chefe de Estado, João Lourenço.
Angola e Sérvia vão reforçar a cooperação militar no domínio da formação de quadros, nos próximos anos, tendo em vista a instalação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no país, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado do Ministério da Defesa para a Indústria Militar, Afonso Neto.
O escritor Mia Couto disse que Agostinho Neto promoveu um nacionalismo sem negar contribuições de outros povos, mostrando-se aberto à confluência cultural, apesar do forte apelo à necessidade de ruptura, para que se instalasse uma identidade própria em Angola. “Vejo essa nota curiosa no pensamento de Neto, com a sua poesia intemporal, dividida em dois grandes momentos”, sublinha.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, chega esta sexta-feira, à cidade do Lubango, província da Huíla, onde orienta sábado, 21, o acto político de massas, no Estádio de Futebol da Nossa Senhora do Monte, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visando as eleições gerais de Agosto próximo.
Foi num dia como hoje, há vinte e nove anos, que os Estados Unidos da América anunciaram formalmente a normalização das relações diplomáticas com Angola, depois de quase duas décadas de tensão política e de um ambiente de confrontação, embora indirecta e por actores interpostos, que tinham caracterizado a sua vivência bilateral durante a fase derradeira da Guerra Fria.
Os Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão adoptar uma resolução sobre a criação de uma plataforma para a promoção da pesca sustentável e combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
A secretária de Estado para o Orçamento e Investimentos Públicos, Aia-Eza da Silva, informou, nesta quinta-feira, em Luanda, que o país arrecadou receita no valor de 3.8 bilhões de kwanzas, no terceiro trimestre de 2021, cuja execução orçamental representou 26% do total.