Economia

Macau: Nova câmara quer apoiar acesso aos mercados

Uma nova câmara de comércio e indústria com sede em Macau quer ajudar as empresas dos países de língua portuguesa a ultrapassar os obstáculos no acesso ao mercado da China, disse o presidente à Lusa.

07/04/2024  Última atualização 11H23
© Fotografia por: DR

A Câmara de Comércio e Indústria dos Países de Língua Portuguesa na Grande Baía de Guangdong, Hong Kong e Macau (China) é a primeira associação que pretende reunir empresas de todos os mercados lusófonos, afirmou Rodrigo Brum.

As exportações dos países de língua portuguesa para a China atingiram 147,5 mil milhões de dólares em 2023, num novo recorde histórico. O Brasil é o maior parceiro lusófono chinês (82,2 por cento), seguido por Angola (10,4). Quanto aos outros países, incluindo Portugal, são "muito pequeninos e, portanto", podem e deveriam "já estar a beneficiar de uma actuação e de uma posição conjuntas" na relação com a China, defendeu.

O objectivo da câmara, disse o dirigente português, é ajudar os empresários a ultrapassar "a falta de escala" para entrar na segunda maior economia do mundo e "o pouco conhecimento ou até indefinição às vezes sobre os regulamentos e a legislação chinesa".

Rodrigo Brum sublinhou também a barreira linguística, as diferenças na "forma como se fazem negócios" e "as dificuldades conhecidas de exportação de produtos alimentares" para o mercado chinês.

A carne de vaca portuguesa ainda não consegue entrar na China continental, apesar de, em 2019, Lisboa ter assinado um acordo para simplificar os procedimentos de exportação de produtos alimentares para a China, incluindo a carne de ovino e de bovino.

Rodrigo Brum disse acreditar que "a posição coordenada das empresas dos nove países [de língua portuguesa] determina uma posição activa nas estruturas que já estão criadas e que há que aproveitar".

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) como plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003.

Nesse mesmo ano, a China criou também o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, mais conhecido como Fórum de Macau, do qual Rodrigo Brum foi secretário-geral adjunto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia