Cultura

M.I.A. faz estreia no NOS Alive

M.I.A. é a mais recente confirmação para o terceiro dia do NOS Alive, a 8 de Julho, no Palco Heineken. Com single novo na bagagem, M.I.A. estreia-se na 14ª edição do festival, que acontece no Passeio Marítimo de Algés, nos dias 6, 7, 8 e 9 de Julho, no mesmo dia de Metallica, Royal Blood e St. Vincent.

12/01/2022  Última atualização 10H10
© Fotografia por: DR
M.I.A. começou em 2000 como artista plástica, designer e cineasta no Leste de Londres, antes de iniciar a sua carreira musical em 2002. No princípio de 2004, ganha destaque com os singles "Sunshowers” e "Galang” que a levaram a atingir a 11ª posição na Billboard Hot Dance Singles Sale. Em 2005 lança o primeiro álbum, "Arular”, seguido por "Kala” em 2007, ambos aclamados pela crítica, com destaque para o single do segundo álbum, "Paper Planes”, que atingiu o top 20 mundial e a 4ª posição do Billboard Hot 100.

Em 2010 edita o terceiro álbum, Maya, e dois anos depois lança o single "Bad Girls”, em antecipação ao seu quarto álbum Matangi (lançado em 2013). Por volta da mesma altura, marca presença no Halftime Show da Super Bowl XLVI, com Madonna e Nicki Minaj. Em 2016 lançou o seu quinto álbum, AIM, e em 2020 atinge o topo da tabela da Billboard Hot 100 como feature na música "Franchise” de Travis Scott. Em Novembro de 2021 lança "Babylon”, o novo single que sucede aos já editados "CRTL” (2020) e "OHMNI 202091” (2020).

M.I.A. é das poucas artistas com nomeações em casa um destes prémios: Oscar, Gram-my, Brits, Mercury Prize e Alternative Turner Prize, e a primeira artista de ascendência sul-asiática com nomeação aos Óscares e aos prémios Grammys no mesmo ano (2008). Foi ainda indicada como uma das artistas que definiram a década de 2000 pela Rolling Stone, e uma das 100 pessoas mais influentes de 2009 pela Time. Em 2019, M.I.A. foi condecorada como Membro da Ordem do Império Britânico (MBE), nas homenagens de aniversário desse ano, pelo seu contributo e serviço à música.


Os Quatro e Meia

Os Quatro e Meia também estão confirmados para o Palco NOS, no dia 7 de Julho, do NOS Alive’22. A banda de Coimbra, que já esgotou salas icónicas nacionais como o Coliseu de Lisboa, Campo Pequeno, Super Bock Arena e Coliseu do Porto, estreia-se no Passeio Marítimo de Algés juntando-se aos já confirmados Florence + The Machine, Jorja Smith, Alt-J entre outros.


Em Setembro de 2020 Os Quatro e Meia lançaram o segundo álbum de originais, "O Tempo Vai Esperar”, com produção de João Só. Os singles "A Terra Gira”, "Canção do Metro” e "Bom Rapaz”, que conta com a participação especial do músico Carlão, são alguns dos êxitos presentes neste trabalho, que, tal como "Pontos nos Is”, disco de estreia, conquistou o primeiro lugar no top nacional de vendas na semana em que foi editado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura