Política

Luta de Libertação e papel de Cónego Manuel das Neves em debate

Sérgio V. Dias | Huambo

Jornalista

“A Luta de Libertação Nacional” e “O papel central de Cónego Manuel das Neves” são os temas propostos para uma conferência a decorrer na tarde de hoje, no Auditório do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Huambo. A ser conduzido pelo historiador português José Manuel da Silveira Lopes, o acto tem como público-alvo estudantes universitários, professores e investigadores.

06/02/2023  Última atualização 08H01
Historiador José Manuel da Silveira Lopes anima debate © Fotografia por: kindala Manuel | Edições Novembro
Enquadrada nas comemorações de mais um aniversário do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, assinalado a 4 de Fevereiro, a conferência é promovida pela Edições Novembro, tutora dos títulos Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Jornal de Economia & Finanças, Jornal Cultura e outros de publicação quinzenal, em parceria com o ISCED do Huambo.

Para esse efeito, uma importante delegação deste órgão de comunicação social, encabeçada pelo seu presidente do Conselho de Administração Drumond Jaime, escalou, ontem, a cidade capital do Planalto Central.

Victória Quintas, administradora não executiva da Edições Novembro, garantiu estarem criadas todas as condições para a realização desta actividade que tem como público-alvo além de estudantes universitários, professores e investigadores em História, figuras ligadas a outros ramos das Ciências Sociais. "Temos tudo pronto para o acto que se realiza esta segunda-feira no auditório do ISCED”, disse a responsável.

Marcado para as 15h00 desta segunda-feira, o acto vai ser prestigiado com a presença da governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, que deverá proceder o discurso da abertura, além de momentos culturais.

  Perfil do historiador

O historiador português José Manuel da Silveira Lopes tem-se dedicado nos últimos tempos ao estudo e divulgação de temas da História de Angola, sobretudo no concernente aos acontecimentos independentistas em que participaram o clero católico nativo e as missões protestantes. Por obra disso, tem disponíveis nas bancas da literatura os livros "O Cónego Manuel das Neves – um nacionalista angolano (Ensaio de Biografia Política)” e "Lutem até alcançarem a liberdade”, que estão centrados na epopeia sobre a Independência de Angola.

O evento, a ter lugar esta tarde no Huambo, de que é orador principal, insere-se ainda num amplo programa gizado pelo Conselho de Administração da Edições Novembro, que visa a realização de conferências nas áreas de especialidade dos jornais, de modo a ampliar os espaços de debate. Vale frisar que José Manuel da Silveira Lopes licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, no ano de 1969. 

Consta do seu vasto currículo a elaboração e apresentação, sob a orientação do professor Jorge Borges de Macedo, uma dissertação sobre a história medieval de Portugal. O historiador luso esteve ainda ligado a projectos de investigação, em colaboração com os Professores Oliveira Marques e Vitorino Magalhães Godinho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política