Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
A valorização da dignidade humana e a aplicação da humanização e das boas práticas nas unidades penitenciárias foram defendidas pelo secretário de Estado do Interior, esta segunda-feira, no Huambo, no acto central alusivo ao 44.º aniversário do Serviço Penitenciário.
“A Luta de Libertação Nacional” e “O papel central de Cónego Manuel das Neves” são os temas propostos para uma conferência a decorrer na tarde de hoje, no Auditório do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Huambo. A ser conduzido pelo historiador português José Manuel da Silveira Lopes, o acto tem como público-alvo estudantes universitários, professores e investigadores.
Para esse efeito, uma importante delegação deste órgão de comunicação social, encabeçada pelo seu presidente do Conselho de Administração Drumond Jaime, escalou, ontem, a cidade capital do Planalto Central.
Victória Quintas, administradora não executiva da Edições Novembro, garantiu estarem criadas todas as condições para a realização desta actividade que tem como público-alvo além de estudantes universitários, professores e investigadores em História, figuras ligadas a outros ramos das Ciências Sociais. "Temos tudo pronto para o acto que se realiza esta segunda-feira no auditório do ISCED”, disse a responsável.
Marcado para as 15h00 desta segunda-feira, o acto vai ser prestigiado com a presença da governadora provincial do Huambo, Lotti Nolika, que deverá proceder o discurso da abertura, além de momentos culturais.
Perfil do historiador
O historiador português José Manuel da Silveira Lopes tem-se dedicado nos últimos tempos ao estudo e divulgação de temas da História de Angola, sobretudo no concernente aos acontecimentos independentistas em que participaram o clero católico nativo e as missões protestantes. Por obra disso, tem disponíveis nas bancas da literatura os livros "O Cónego Manuel das Neves – um nacionalista angolano (Ensaio de Biografia Política)” e "Lutem até alcançarem a liberdade”, que estão centrados na epopeia sobre a Independência de Angola.
O evento, a ter lugar esta tarde no Huambo, de que é orador principal, insere-se ainda num amplo programa gizado pelo Conselho de Administração da Edições Novembro, que visa a realização de conferências nas áreas de especialidade dos jornais, de modo a ampliar os espaços de debate. Vale frisar que José Manuel da Silveira Lopes licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, no ano de 1969.
Consta do seu vasto currículo a elaboração e apresentação, sob a orientação do professor Jorge Borges de Macedo, uma dissertação sobre a história medieval de Portugal. O historiador luso esteve ainda ligado a projectos de investigação, em colaboração com os Professores Oliveira Marques e Vitorino Magalhães Godinho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou, domingo, a Abidjan, para uma visita oficial de 72 horas, a convite da ministra de Estado e ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e Diáspora da Côte d'Ivoire, Kanda Camissoko Camara.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.