Sociedade

Lunda-Sul beneficia de novas salas de aula

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

A província da Lunda-Sul conta com mais duas escolas do ensino primário, de doze e dez salas de aula respectivamente, com capacidade para acolher dois mil alunos.

20/09/2021  Última atualização 05H00
© Fotografia por: DR
As escolas foram inauguradas na semana finda, pelo governador Daniel Félix, nos bairros Candembe e Sassamba, arredores da cidade de Saurimo, no quadro da jornada alusiva ao Dia do Herói Nacional.
As obras duraram 12 meses e ficaram orçadas em mais de 380 milhões de kwanzas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Durante o acto, Daniel Félix destacou os esforços do Governo que visam expandir a rede escolar, com condições para um ensino digno.
Reconheceu que "o número de escolas ainda não cobre a demanda", acrescentando que o Governo realiza, também, investimentos para melhorar a assistência médica, bem como expandir o fornecimento de energia eléctrica e água nos bairros e reconstruir vias de acesso.

O governador aplaudiu a iniciativa de um grupo de jovens empreendedores que expôs cestos, sandálias artesanais e roupas africanas feitas por eles.
Romão Mualuenze, docente reformada há dois anos, viveu momentos de emoção ao ver o seu nome atribuído à conhecida escola da curva do bairro Sassamba, por sinal onde trabalhou durante vários anos.

Os alunos enalteceram o apoio das igrejas pela cedência de espaços utilizados como salas de aula e solicitaram ao Governo mais políticas que visam a melhoria das condições de vida nas comunidades.
O representante do soba de Candembe, Domingos Paciência, encorajou o Governo a trabalhar para expandir a energia eléctrica e sistemas de abastecimento de água.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade