Sociedade

Lunda-Norte regista 115 novas agressões

Victorino Matias | Dundo

Jornalista

As autoridades da Lunda-Norte registaram, de Janeiro a Outubro deste ano, um total de 115 casos de violência doméstica, informou terça-feira, no Dundo, a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

06/12/2023  Última atualização 11H58
Violência doméstica registadas na Lunda-Norte © Fotografia por: DR
Odeth Fernandes disse, numa palestra sobre Violência no Género, que 70 por cento dos casos foram resolvidos pelas autoridades, com destaque aos das mulheres que sofreram agressões físicas e sexuais.

A luta contra a violência, afirmou, continua a ser das principais prioridades do Governo, pelo facto de o fenómeno afectar um número considerável de famílias em todo o país. O Estado, realçou, tem trabalhado em acções concretas para que as mulheres, em situação de vulnerabilidade e a residirem em zonas afastadas das sedes urbanas, tenham acesso aos cuidados primários de saúde.

Para o Governo, afirmou, investir na igualdade de género e no empoderamento da mulher pode  ser um contributo significativo para a integração produtiva de inúmeras famílias angolanas, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Nacional.

A líder da Associação Mwana-Pwo, organização responsável pela realização da palestra, acredita que a actividade, inserida nos "16 dias de Activismo contra a Violência de Género”, serviu para quebrar barreiras críticas que impediam o crescimento  social da mulher.

Suzana Jinga solicitou às mulheres para desempenharem um papel mais interventivo na edificação das famílias, para que haja uma sociedade justa. A líder da associação aproveitou para incentivar o reforço da prática de denúncia aos casos de violência doméstica, como forma de reduzir este mal que afecta negativamente as famílias e a sociedade em particular.

A família e a mulher, em particular, avançou, têm uma responsabilidade acrescida na promoção da cultura de paz, do respeito mútuo, bem como na instrução e educação social dos filhos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade