As festividades da cidade da Caála, província do Huambo, voltam a ser realizadas no formato normal, dois anos depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Cinco pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, nesta sexta-feira, na sequência de um acidente de viação no morro do Chingo, município do Sumbe, Estrada Nacional-100, cujo acidente de colisão frontal e lateral envolveu seis viaturas de marcas diversas.
A jornalista da Edições Novembro Kamuanga Júlia foi, sábado, considerada mulher de mérito, durante uma gala que homenageou 12 outras mulheres de vários segmentos sociais da Lunda-Sul, promovida pelo Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género.
O governador Daniel Neto, que prestigiou o evento, acompanhado por membros do Governo Provincial, reconheceu o desempenho inquestionável em todas as esferas da vida e considerou que a homenagem feita "é o mínimo gesto de gratidão" pela sua contribuição no desenvolvimento da sociedade.
O governante considerou a primeira edição "um bom começo para motivar as demais a demonstrarem as suas capacidades cognitivas nos diferentes sectores onde trabalham. Augura para as próximas galas mais mulheres contempladas, em função das várias frentes em que estão engajadas.
Com a prenda e o diploma em mãos, Kamuanga Júlia disse que o momento é de satisfação, perante o reconhecimento do seu trabalho, no meio de várias profissionais da classe. A distinção, acrescentou, aumenta a sua responsabilidade no trabalho, em prol do desenvolvimento da província.
Para a directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Maria Luísa Martins, o papel da mulher merece reconhecimento diário, como principal suporte na geração da espécie humana e promoção da harmonia familiar. Acrescentou que o evento serviu para elevar e estimular a auto-estima "deste ser indispensável na vida de todos”.
O grupo musical os Moyowenos da Lunda-Sul e a cantora Branca Celeste animaram a gala, com interpretação selectiva de músicas do seu reportório e temas de sucesso de outros artistas, nacionais e internacionais.
Filantropia
No âmbito das jornadas "Março Mulher”, a direcção da "Mocidade Feminina MF” da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal ofereceu, sábado, à Maternidade Provincial da Lunda-Sul, em Saurimo, meia tonelada de bens alimentares e kits para bebés, para minimizar as dificuldades das parturientes mais carentes.
A directora adjunta da MF, Miliciana Chilima, explicou que a doação é uma forma de a organização reagir aos compromissos sociais da Igreja, para ajudar as pessoas mais carentes.
A escolha da maternidade representa para "nós" o reconhecimento do esforço da mulher ao trazer ao mundo vidas humanas. O apoio espiritual e institucional é tarefa de toda a sociedade, para ajudar o Governo a resolver os problemas prementes, principalmente de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade, acrescentou.
Convidada a presenciar o acto, a directora do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género agradeceu o gesto da classe de jovens mulheres da fé, reconhecendo que as instituições religiosas vêm cada vez mais demonstrar e desempenhar o seu papel social, com destaque em iniciativas que visam ajudar as pessoas mais carentes.
A directora da unidade hospitalar, Gabriela Monteiro, agradeceu o gesto e reconheceu a iniciativa da igreja, que, por várias vezes, "dá a sua mão para ajudar com o que pode".
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.