Economia

Lunda-Norte: Mais de três mil famílias no fomento da produção de café

Isidoro Samutula | Dundo

Jornalista

Mais de três mil famílias vão estar, este ano, na Lunda-Norte, envolvidas na primeira fase do programa de fomento da produção do café.

15/04/2024  Última atualização 09H13
Isaac dos Anjos planta uma muda de café no quadro do programa de fomento que foi lançar na província da Lunda-Norte © Fotografia por: Edições Novembro

A iniciativa é do Governo e está enquadrada na estratégia de combate à fome e à pobreza no seio das comunidades.

Esta informação foi avançada, recentemente, no Dundo, capital da Lunda-Norte, pelo director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas.

José Mendes acompanhou, no terreno, a jornada de constatação do potencial local efectuada pelo secretário do Presidente da República para o Sector Produtivo, Isaac Maria dos Anjos, às áreas preparadas pelas administrações municipais para o cultivo do café.

 
Mais envolvidos

De acordo com José Mendes, o número de famílias envolvidas pode aumentar para cinco a seis mil, com a criação das condições, sobretudo, com o alargamento dos espaços de cultivo que, nesta altura, ainda é inferior à meta prevista de 10 mil hectares para cada município.

Referiu que o cultivo de café está inserido num programa de fomento, numa acção directa virada às comunidades com a finalidade de criar no seio das mesmas rendimentos e emprego.

Nesta primeira fase, as administrações municipais em função das mudas que vão recebendo, devem preparar pelo menos 3 a 5 mil hectares.

A nível da província da Lunda-Norte, haviam sido eleitos cinco municípios, mas, atendendo o interesse das outras administrações municipais no cultivo do café, foi necessário contemplar os 10 municípios da província de modo a alargar a referida estratégia de fomento local do café.

Com a inclusão de todos os municípios, disse José Mendes, a província vai contar com 100 mil hectares e vai beneficiar 87 mil mudas, para além do calcário que visa a correcção dos solos.

José Mendes considerou o cultivo de café na província como uma viragem da página por ser a primeira vez a implantar a cultura e, para a presente campanha agrícola, constitui uma aposta do governo provincial. O acto de lançamento aconteceu no município do Cuilo.

 
Acções concretas

O município do Caungula foi contemplado numa primeira fase com dez mil mudas de café, onde já foram plantadas 3.176, isso na localidade de Chinganhima. Actualmente, estão preparados 12 hectares, número que poderá aumentar nos próximos tempos.

A primeira fase desse programa de fomento da cultura do café, na província da Lunda-Norte, envolve os municípios do Cuilo, Caungula, Capenda-Camulemba, Lucapa e Cambulo.



Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia