Sociedade

Lunda-Norte forma equipas de resposta rápida

A administração municipal de Caungula, na província da Lunda-Norte, criou duas equipas de resposta rápida para o rastreio de pacientes com sintomas da Covid-19.

14/04/2021  Última atualização 06H25
Em declarações  ao Jornal de Angola,  a administradora municipal de Caungula,  Encarnação Ginga, disse que as  equipas   estão destacadas na sede municipal e na comuna de Camaxilo, ambas com dez técnicos cada.  As equipas estão munidas de telemóveis para denúncias e informações de eventuais casos suspeitos da Covid-19. 

Quanto ao material de biossegurança , Encarnação Ginga garantiu que, recentemente, foram adquiridas e entregues ao Centro de Saúde de Caungula  4.800 máscaras faciais para os profissionais de Saúde. A administradora municipal assegurou que o Centro de Saúde foi ainda reforçado  com  675 barras de sabão caseiro fabricado  localmente.  Mobilizadores sociais  

Um total de 15 voluntários  afectos à Cruz Vermelha de Angola  terminou  uma acção formativa em  matéria de sensibilização comunitária para a prevenção e combate da pandemia da Covid-19  nos aglomerados populacionais do  município do Chitato.  A iniciativa, da Cruz Vermelha  de Angola,  em parceria com  o Governo  da Lunda-Norte, através do Gabinete Provincial da Saúde, visa, essencialmente, criar redes de pontos focais de mobilização contra a  Covid-19. 

Em declarações ao  Jornal de Angola, o secretário provincial da Cruz Vermelha de Angola na Lunda-Norte, Pedro Papai, disse que  os 15   voluntários  do município do Chitato,  que participaram na formação, vão ter a missão de desenvolver campanhas  de sensibilização com vista a despertar a população  dos riscos de contágio  da doença.  Além da sede municipal, o trabalho dos voluntários  abrange as localidades do Chinguvo, Calumbia, Txamba e Caita. 

 Pedro Papai salientou que se pretende  com o programa de formação assegurar que as comunidades estejam bem informadas sobre  a pandemia da Covid-19,  elevando a responsabilidade de todos em termos de prevenção.  

Os pontos focais vão  informar as  pessoas sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, sublinhando que muitas pessoas  têm revelado receio de tomar a vacina. A Cruz Vermelha de Angola considera que  o impacto da Covid-19 nas famílias tem sido bastante negativo na  vida das populações.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade