A antiga Casa de Reclusão Militar, situada na zona adjacente ao Porto de Luanda, vai mudar de nome para Museu de Luta de Libertação, nos próximos dias.
Zézé Gamboa é um dos cineastas angolanos da segunda geração que ostenta uma carreira reconhecida a nível internacional, a começar em África. Quer no género documentário, quer na ficção, as obras do realizador têm sido merecedoras de prémios e boa recepção do público e da crítica.
Lulas da Paixão foi o convidado do Conjunto Os Kiezos, na tarde de domingo, no Bar da Unidade Africana, em Luanda, para mais uma edição do projecto "Almoço em Família" marcado pelo reencontro de ambos em palco.
Os presentes apreciaram o cruzamento entre "Pépé" e outras composições de Lulas da Paixão, e com sucessos intemporais do Conjunto Os Kiezos com destaque para "Princesa Rita".
Depois do conjunto do Marçal ter acolhido: Eduardo Paim, Moreira Filho, Gaby Monteiro, Calabeto e Branca Celeste, na edição passada, Lulas da Paixão foi o escolhido para partilhar o palco do Bar da Unidade Africana. O artista em actuação relâmpago foi aplaudido em temas como "Kim", "Pepé", "Nguama Maka" e "Ngana António". O Conjunto Os Kiezos apresentou o seu reportório habitual, mas teve a inclusão, como guitarra solo, de Alex Samba, em substituição de Brando Cunha, ausente por questões de saúde.
Lulas da Paixão é considerado um dos maiores compositores do país. É autor e interprete dos co-nhecidos temas "Nguami maka”, "Garan”, "Nga quinga nga lembua”, "Kim”, "Xicola”, "Kalumba Eva”, "Muadiakime” (Kuabite Muvu) e "Pepé.
Os Kiezos é a formação angolana mais antiga, surgida na zona do Kapolo Boxi, no Marçal, em 1965, quando Domingos António Miguel da Silva "Kituxi” reuniu os amigos e vizinhos Marito, Adolfo Coelho, Juventino e Avozinho.
A actual formação explora canções como: "Milhoró”, "Princesa Rita”, "Za boba”, "Muá Pangu”, "Mbaku Kavalé”, "Nzoyami”, dentre outros temas que marcam as actuações ao longo da sua existência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO antropólogo congolês-brasileiro Kabengele Munanga foi distinguido, sexta-feira, com o título de Professor Emérito pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Um dia antes de comemorar 83 anos, Kituxi a principal referência da música tradicional angolana foi homenageado, este sábado, no projecto Praça do Semba, no município do Cazenga, Luanda, pela trajectória artística.
Kigali vai acolher a primeira edição do Trace Awards & Festival, de 20 a 21 de Outubro, um evento que celebra a criatividade, o dinamismo e a credibilidade da música e da cultura africana, soube o JA Online, através de uma nota.
A Comissão Europeia propôs, esta terça-feira, a cooperação com países africanos, como Marrocos, para combater as travessias ilegais nas rotas migratórias do Mediterrâneo Ocidental e do Atlântico, avança a Lusa.
Angola e a Macedónia do Norte confirmaram, esta terça-feira, em Escópia, a vontade de aprofundar as relações de cooperação bilateral, abrindo janelas de oportunidade para os países explorarem as suas potencialidades nas mais variadas áreas de interesse comum.
Cinco mortos e oito feridos (ao contrário das duas mortes divulgadas pelo JA Online) foi o resultado do confronto entre taxistas e agentes da Polícia Nacional, ocorrido, na segunda-feira, nos municípios do Huambo e da Caála.
A Administração municipal de Luanda promoveu, segunda-feira, uma campanha de limpeza na praia da Areia Branca, localizada na Nova Marginal, no âmbito das celebrações do dia Mundial do Ambiente.