A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, anunciou planos para aumentar o comércio e o investimento na Tanzânia durante uma visita na quinta-feira, parte de uma viagem à África com o objetivo de fortalecer os laços com um continente onde a China e a Rússia dominam cada vez mais.
Um grande júri de Manhattan votou para indiciar o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump, em 30 casos de fraude empresarial, segundo noticiou, sexta-feira, a emissora CNN, citando fontes familiarizadas com o assunto.
O Presidente do Brasil disse esta segunda-feira que o ataque aos três poderes foi uma “revolta dos ricos”, por não suportarem perder e criticou que com o fim dos governos do Partido dos Trabalhadores o país fosse governado para uma “pequena minoria”.
"O que aconteceu no Palácio do Planalto, na Alvorada e no STF (Supremo Tribunal Federal) foi uma revolta dos ricos, que perderam as eleições. Não podemos levar na brincadeira, porque um dia o povo pode cansar de ser pobre e vai piorar a situação de mudança neste país”, afirmou Luiz Inácio Lula da Silva, durante a posse de Aloizio Mercadante como novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES).
"Ganhei as eleições justamente pelas mudanças que não foram feitas. Este país não pode continuar a ser governado para uma pequena minoria”, acrescentou o Chefe de Estado, durante a cerimónia realizada na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.
Lula da Silva aproveitou, no seu discurso, para lamentar a "gravíssima” campanha de difamação a que o BNDES foi submetido no último período eleitoral, relativamente à existência de uma "caixa preta” que conteria informações sobre o dinheiro não reembolsável que o banco entregou a países amigos dos governos petistas.
"As narrativas, mesmo que sejam mentiras, valem mais do que as verdades, muitas vezes contadas. Nos últimos quatro anos, vivemos um processo de mentiras malucas”, sublinhou Lula, que destacou que os recursos não foram entregues a governos, mas a empresas brasileiras de construção de infra-estruturas e serviços.
Em relação às dívidas contraídas por outros Estados para com o BNDES, Lula disse estar convicto de que aqueles vão pagar, "porque são todos países amigos do Brasil”, e lembrou que se deixaram de cobrar empréstimos de países como Cuba ou Venezuela como uma consequência da ruptura das relações diplomáticas impostas por Jair Bolsonaro.
Por fim, Lula indicou que "o BNDES deve priorizar o financiamento das micro e pequenas empresas” para que o Brasil possa "dar um salto de qualidade” na produção e no crescimento económico.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro da Função Pública guineense, Cirilo Djaló, defende a introdução do crioulo e línguas nacionais no ensino e considera que o português “não é sentido como um meio de comunicação indispensável” por uma larga maioria da população.
O ex-campeão paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius, condenado pelo assassinato de sua namorada Reeva Steenkamp há uma década, permanecerá na prisão depois de um conselho prisional ter negado, sexta-feira, o seu pedido de liberdade condicional.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, manifestou, ontem, apoio à nova líder do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional dos Grandes Lagos, a sul-sudanesa Jema Kumba, ao defender o reforço do país na disponibilidade para uma acção conjunta no quadro da promoção do bem-estar e empoderamento das mulheres e jovens.
A Primeira Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, exortou, ontem, em Luanda, as mulheres de Cabinda ao Cunene, do Oeste ao Leste, a empenharem-se, cada vez mais, na luta pela igualdade do género e contra todos os tipos de violência.
A administradora municipal do Nancova, Marta Cacuhu, ouviu dos habitantes da circunscrição sugestões para encurtar as distâncias entre as localidades e levar os serviços públicos mais próximos dos cidadãos.
A preparação de quadros qualificados para reforçar o combate ao tráfico e o comércio ilegal das espécies selvagens existentes no país é das principais apostas do Ministério do Ambiente para proteger a vida nesses habitats, explicou, quinta-feira, em Luanda a directora geral do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC).
Os artistas angolanos Belita Palma, Teta Lando, Carlos Vieira Dias, Santocas e Rui Mingas foram homenageados, na noite de quarta-feira, no anfiteatro da Fundação Arte e Cultura (FAC), na Ilha de Luanda durante a cerimónia de lançamento do Acervo Cultural Digital “ Projecto E-Zomba”.