Mundo

Lula adia viagem à China por orientação dos médicos

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, adiou a viagem que faria à China como Chefe de Estado na próxima semana por indicação médica, segundo comunicado divulgado domingo pelo Governo brasileiro.

27/03/2023  Última atualização 13H24
Presidente brasileiro Lula da Silva adiou a viagem à China devido a pneumonia © Fotografia por: DR

"Em função de orientação médica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu adiar a sua viagem à China. O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas com promessa de marcação de nova data para a visita”, diz a Secretaria de Imprensa da Presidência da República do Brasil, citado pela Lusa.

Segundo boletim médico incluído no mesmo comunicado, "o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês - unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.”

"Após reavaliação e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, concluiu. Segundo os 'media' locais, os médicos do Presidente aconselharam-no a permanecer no país até ao fim da infecção viral, por uma questão de distanciamento, da duração da viagem à China e também porque Lula da SIlva tem 77 anos e há potencial de agravamento do quadro clínico por causa da idade.

A agenda da visita neste mandato de Lula da Silva à China, principal parceiro comercial do Brasil, já havia sido alterada devido ao diagnóstico de pneumonia leve. Inicialmente, Lula da Silva embarcaria sábado para Pequim e teria compromissos oficiais a partir de segunda-feira, mas o Governo brasileiro informou a decisão de adiar o voo, agora cancelado para preservar a saúde do líder progressista.

O adiamento da visita de Estado do governante brasileiro frustrará uma grande comitiva do país sul-americano que seria composta por cerca de 300 pessoas entre políticos, membros do Go-verno e empresários, muitos do sector do 'agronegócio', interessados em estreitar ligações no país asiático.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território brasileiro. Em 2022, a corrente de comércio entre os dois países atingiu recorde de 150,5 mil milhões de dólares. Antes de regressar ao Brasil, Lula da Silva pretendia fazer uma breve paragem nos Emirados Árabes onde cumpriria uma agenda de reuniões no dia 31 de Março. O Governo brasileiro ainda não informou se os compromissos nos Emirados Árabes foram cancelados.

 

PEQUIM MANIFESTA COMPREENSÃO E RESPEITO

Entretanto, ontem, num comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês manifestou "compreensão e respeito” pela decisão do Presidente, que está a recuperar de "broncopneumonia bacteriana e viral devido à gripe A”. As autoridades chinesas permanecerão em contacto com o Brasil relativamente à visita, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Governo brasileiro anunciou numa nota no sábado que "devido a recomendações médicas, o Presidente Lula decidiu adiar a sua viagem à China”. O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas com o desejo de agendar a visita para uma nova data”. Na reunião com Xi, estavam previstos cerca de 20 acordos nas áreas do comércio, protocolos fitossanitários, tecnologia, desenvolvimento, transição energética e outras áreas de colaboração no quadro da parceria estratégica bilateral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo