O Presidente da República, João Lourenço, destacou, quarta-feira(29), em Lisboa, Portugal, o trabalho “árduo e bem sucedido” dos homens e mulheres envolvidos no projecto de aproximação dos povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
Ao ser o primeiro a apresentar a candidatura para as eleições gerais de 24 de Agosto, o MPLA pretende transmitir a mensagem de um partido sério e organizado que trabalha sempre na antecipação, e que não trabalha só quando há eleições, afirmou a vice-presidente Luísa Damião.
Disse que o MPLA está em constante movimento e trabalha o tempo todo no sentido de reforçar o engajamento político, cujos resultados são visíveis: "Quando trabalhamos com a devida antecipação, planificação e organização necessária, podemos até ultrapassar o número de subscrições exigido por lei, e o MPLA passou essa cifra".
Questionada sobre se as últimas reuniões do Bureau Político do MPLA tiveram como objectivo eliminar da lista de candidatura nomes de figuras envolvidas em processos judiciais, a vice-presidente esclareceu que na primeira ocasião o órgão de cúpula do partido reuniu para analisar e apreciar a lista dos deputados e na segunda para ver o programa e o manifesto eleitoral.
Luísa Damião disse que está convencida que a lista do MPLA abarca figuras da sociedade civil, militantes destacados do partido que vão dar o melhor contributo no Parlamento.
Quanto à recomendação saída da última reunião do Comité Central do MPLA sobre a possibilidade de se fazer um ajustamento na lista de candidatos a deputados, a dirigente confirmou a aprovação de uma resolução denominada "resolução à cautela".
"Depois de entregarmos ao Tribunal Constitucional, caso seja verificado algum documento que não esteja em condições - o que não acreditamos, pois pensamos que quase todos estão -, ao abrigo desta resolução, vamos fazer o que for necessário", referiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo realizaram, on-tem, em Luanda, uma conferência que visou munir os líderes religiosos de ferramentas necessárias para melhor orientar as comunidades em período eleitoral.
O Chefe de Estado, João Lourenço, considerou, quarta-feira(29), em Lisboa, Portugal, preocupante o estado de saúde do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, que se encontra nos cuidados intensivos de uma unidade hospitalar de Barcelona, Espanha.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.
Os ministros do Mar dos países lusófonos formalizaram, nesta quarta-feira, em Lisboa, a criação de uma plataforma de cooperação que visa promover a pesca sustentável e combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, que representa 35% das capturas mundiais.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A interligação eléctrica do Soyo (Zaire) a Cabinda ocorre a médio prazo, com base em opções que incluem a extensão de um cabo submarino ou uma linha de transporte a transpor território da República Democrática do Congo (RDC), anunciou o ministro da Energia e Águas, terça-feira, no Soyo.
O Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e a Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo realizaram, on-tem, em Luanda, uma conferência que visou munir os líderes religiosos de ferramentas necessárias para melhor orientar as comunidades em período eleitoral.
O embaixador do Reino Unido em Angola, Roger Stringer, prevê um crescimento assinalável das trocas comerciais entre os dois países, mercê dos indicadores de reanimação da actividade económica dos efeitos da pandemia da Covid-19, que, depois de 2020, levaram à desaceleração do comércio bilateral antes situado em mais de 900 milhões de dólares por ano.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.