Especial

Lugares românticos de Luanda para passear com a pessoa amada

Para aproveitar uma data tão especial como a Semana dos Namorados muitos casais preferem ir a lugares especiais ao lado da pessoa amada. Alguns desses espaços são parte da cultura urbana da capital. Outros surgiram nos últimos anos e se impuseram como espaços preferidos de quem namora.

15/02/2023  Última atualização 08H35
© Fotografia por: DR

Numa viagem por alguns desses locais, o Jornal de Angola destaca os espaços que pelo carisma, no passado ou hoje, são referências.

 

Floresta da Ilha de Luanda

Cercada por muros altos, poucas pessoas sabem que a Floresta da Ilha de Luanda, tida como um dos grandes pulmões da cidade capital, no distrito urbano da Ingombota, já foi um dos locais mais procurados da cidade, principalmente para os casais, acampamentos de fim-de-semana, férias escolares ou visitas de estudo.

Nos últimos anos aquele que já foi considerado um dos poucos espaços verdes da capital está a perder a sua essência, devido à invasão pela população. Entretanto, numa visita feita pelo Jornal de Angola, nas vésperas do Dia dos Namorados, constatou-se que apesar do estado em que o local se encontra, alguns casais ainda têm-no como referência.

É o caso do casal de namorados Carla Cailane e Alexsandro Alberto, ambos residentes na Vila Alice. Disseram que foi a primeira vez a visitarem o local e encontraram nela paz e tranquilidade. Alexsandro Alberto contou que decidiu levar a namorada à floresta por ser um local calmo e tranquilo, onde podiam fazer a sua refeição e conversar sem interrupções.

Wilson Tomé, estudante universitário, morador do bairro dos Coqueiros, disse que depois de acompanhar a amiga a uma consulta no hospital, para relaxar e ter um almoço tranquilo, decidiu levar a jovem Elizabeth Pongo a conhecer a Floresta da Ilha.

 

Brisa do mar

Que tal, por exemplo, assistir ao pôr do sol em um lugar absolutamente inspirador? Dos pontos mais aconchegantes são frente ao restaurante Tamariz - defronte ao mar, no Lookal Beach Club e o Macau, que vão garantir uma linda estadia à beira mar.

Dá também para esticar o passeio ao ponto final, um dos pontos de maior referência da Ilha de Luanda. Nesta altura, o que o local garante de bom é o peixe fresco a um preço acessível ao ar livre. A Ilha do Cabo, mais conhecida por Ilha de Luanda, é um cordão litoral composto por uma estreita língua de terra com 7 km de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.

É um dos locais mais procurados pelos namorados, por turistas mas também pelos habitantes locais para descanso e lazer. Nela se encontra a melhor oferta de bares e restaurantes junto ao mar, bem como os mercados de rua. No calçadão da Ilha encontra-se a Praça do Artesanato, um dos destaques artísticos da cidade. O local visa valorizar o artesanato urbano, oferecendo aos namorados peças raras e únicas para o dia especial.

 

Ilha do Mussulo

O Mussulo é lindo, a Ilha é enorme e tem várias opções de resorts e restaurantes para conhecer. Tem muitas casas privadas, mas também lugares para acampar. No dia reservado especialmente para a partilha de amor, o local é uma óptima escolha.

O Mussulo é, por excelência, a ilha da diversão, um lugar paradisíaco com uma extensão de praias lindas e areias brancas. A Ilha do Mussulo é uma reserva turística e ecológica. É também conhecida como o pulmão de Luanda, pela reserva ambiental que possui de palmeiras.

O que os casais buscam na Ilha do Mussulo é mais do que um simples passeio, vão em busca de paz, relaxe, sendo um dos melhores lugares para quem precisa recompor as suas energias e voltar a ter ideias inspiradoras.

As festas temáticas são a principal atracção que a Ilha do Mussulo oferece. Realizadas pelos melhores promotores de eventos que a cidade de Luanda tem, os ingressos de algumas festas incluem direito a transporte (barco). Em dias de evento os barcos privados trabalham durante toda a madrugada.

 

Largo da Independência

O Largo da Independência, em Luanda, oferece uma variedade cultural, especialmente românticos para curtir com a cara-metade.

Por exemplo, lá se encontra a estátua do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto e muitos casais têm-no como referência para curtir e passar o tempo.

 

Largo do Amor

Tido pelos moradores como o local onde se produziam muitos filhos, o Largo do Amor perdeu a sua essência. Hoje, os baloiços estão em estado de degradação.

Entretanto, já é visível ver sendo feita a reabilitação do parque. A alcunha de o "Largo do Amor” já desperta a curiosidade e o interesse dos apaixonados. Localizado no bairro Vila Alice, um dos aspectos muito peculiares são os jardins e parques públicos. É o local mais alto para os namorados naquela localidade. É uma opção irresistível para celebrar o dia dos namorados de forma tranquila e relaxante. Com diversas opções de diversões, baloiços e há lá uma esquadra móvel que oferece aos visitantes segurança.

 

Cresce o negócio das roupas para a ocasião

No Dia dos Namorados, os casais  procuram  agradar os cônjuges com presentes, viagens ou sair  para um  jantar romântico. Mulheres e homens escolhem a melhor cor e  indumentária para agradar os seus parceiros.

Nas festividades de São Valentim, as cores das indumentárias têm um significado especial, tanto num jantar romântico como num simples passeio. O Jornal de Angola saiu à rua para saber como está a procura dos produtos utilizados nesta época.

A loja Sexy Shopping, localizada no Chamavo, vende produtos de sedução para os casais apimentarem a relação.

Dona Odeth, proprietária da loja, disse que ainda não havia muita procura, por ser a primeira semana do mês. Informou que no ano passado houve mais vendas nesta época. Em relação às cores, referiu que não havia uma preferência na escolha das cores das indumentárias e que tem havido procura tanto da parte de mulheres como de homens.

No mercado de São Paulo, o vermelho destaca-se nas indumentárias que estão a ser comercializadas.

Marinela Sampaio, vendedora no mercado do São Paulo há mais de 15 anos, diz que vestidos e lingeries têm tido muita saída nesta fase, por serem vestuários que realçam o corpo da mulher e elevam a auto-estima. "Os homens não têm tanta preferência nas cores, mas as peças com mais saídas actualmente são as femininas, porque as mulheres preocupam-se mais com essa data em relação aos homens”, destacou.


Hotéis criam pacotes românticos  

Em comemoração ao dia dos namorados, alguns hotéis e hospedarias de Luanda criaram pacotes românticos para elevar o romance dos casais apaixonados.

O Hotel Epic Sana promoveu, até terça-feira, pacotes românticos com estadia de uma noite num quarto com decoração romântica e tratamento VIP e um jantar romântico num dos restaurantes. Em algumas hospedarias e hotéis de Luanda não houve nenhuma alteração, os preços e os serviços são os mesmos. Mas foram criados cenários propícios para casais. É o caso da hospedaria Mar Azul, na Ilha de Luanda, Hospedaria Muxixeiro, no município de Belas e a Hospedaria Dosema, no Camama, que se prepararam para receber os casais apaixonados ao longo de toda a semana.


Restaurantes e bares com ementas à altura   

Celebrado em muitos países, nesta altura do ano, muitos casais fazem trocas de presentes. Alguns levam as mulheres a jantares românticos. Nesta época e durante esta semana, os restaurantes e bares de Luanda criaram programas especiais, pela data.

O Restaurante Unidade Africana, no Miramar, preparou diversos atractivos, alguns dos quais incluem música ao vivo. O gerente do espaço, Rodrigo Rugeski, informou que ontem tiveram uma gala especial. Ao longo da semana, o restaurante, disse, vai ter um cardápio diferente. O proprietário do restaurante São João, Licínio Barreira, disse que nesta altura velam por um ambiente mais romântico e uma ementa especial. Brindes e mimos vão ser dados para presentear os clientes. Apesar de não terem um pacote promocional, receberam muitos pedidos de reserva. "Os preços variam. Não há um valor definido. Depende do consumo dos clientes”.

Durante esta semana, o Hotel Epic Sana também propõe aos casais de namorados atractivos especiais. Os três restaurantes do espaço foram preparados para a ocasião. A direcção do hotel criou pacotes especiais, que incluem alojamento, com condições especiais e uma experiência a dois num SPA.

O restaurante Veneza preparou uma ementa especial também e variedades de pratos para celebrar a ocasião, como informou o gerente do espaço, Márcio Oliveira.

Além dos habituais restaurantes, outros locais como o Bar Bar, um dos bares mais badalados de Luanda, com música ao vivo, vai ter, durante a semana, a actuação de cantores brasileiros. O gerente do bar, Ary Portuga, afirmou que vão organizar noites românticas.


A tradicional venda de presentes

Na semana dos namorados, um dos costumes comuns é a troca de presentes entre os casais. O acto tem sido visto como uma demonstração de afecto. Mas, actualmente, com a crise financeira, muitos encontram dificuldades em comprar ou dar algo à altura do parceiro. Porém, alguns locais da capital apresentam inúmeras opções, com preços variados, desde ursos de peluche, flores naturais e serenatas.

A partir do dia 14 de Fevereiro, alguns pontos da cidade têm como principal atractivo feiras para venda de brindes. Entre os mais procurados está a Feira do Largo do Soweto, no distrito do Rangel. O coordenador do local, Eliseu Alfredo, afirma que nesta época tem sido bastante movimentada, por casais em busca da oferta ideal. "Propomos todos os anos várias sugestões, desde flores a roupas íntimas”.

A feira, explicou, abre às terças, quintas e aos domingos. Tunicha Manuel, feirante há três anos, disse que os compradores têm ido, "de forma tímida”, ao local. Geralmente, contou, quem mais compra brindes são os homens. "Vejo poucas mulheres a comprarem algo para oferecer”, criticou.

As flores naturais são, para Daniela Matos, feirante há dois anos, dos brindes mais solicitados na feira. "Muitos homens ainda preferem oferecer flores às amadas”, ressaltou. "Mas esse ano ainda está muito fraco”.

As serenatas têm sido das principais opções dos casais actualmente. Para muitos, é fazer algo diferente neste dia especial. A Lis Decorações Angola, empresa especializada em serenatas, há cinco anos, informou que receberam diversas solicitações para essa semana. Para atender aos pedidos, a empresa tem pacotes e cestas românticas especiais.

 

Preços

O preço dos brindes é outro aspecto de relevo para quem oferece. Para celebrar o amor, muitas vezes, os casais optam por brindes variados. Durante esta semana, um pé de flores está a ser comercializado ao preço de 3.500 kwanzas. Os ursos de peluche custam entre quatro a 12 mil Kz.

Sidónio Kissendo, de 31 anos, motorista particular, casado há dez anos, é um dos clientes que procura, regularmente, oferecer um brinde à esposa, com a qual iniciou o namoro ainda na adolescência e deu continuidade até ao casamento. "Somos um casal exemplar. A confiança foi o elo que manteve unidos. Além de casados somos amigos e namorados”, conta. Durante estes anos, adiantou, tem feito surpresas à esposa. "Cada ano tenho feito coisas diferentes. Hoje, estou a criar condições para levá-la a passear, apesar das dificuldades financeiras”.

Osvaldo Micolo é outro jovem namorado, que pretende aproveitar a semana para encantar a amada. "No dia de São Valentim é complicado sairmos, porque ela é gerente de hotel e nestes dias há muita correria no trabalho dela. No primeiro ano, era muito difícil lidar com a situação, mas hoje eu sei contornar. O que não falta são rosas e doces. Posso oferecer tudo, mas essas duas coisas não podem faltar, pois ela gosta”, afirmou.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial