Regiões

Lubango: Festas da Nossa Senhora do Monte abrem hoje

Estanislau Costa|Lubango

Jornalista

A 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, abre, hoje, na cidade do Lubango, com uma ementa caprichada pela organização com destaque para várias actividades socioculturais, desportivas, económicas, entre outras que se prevê atrair dezenas de turistas nacionais e estrangeiros.

01/08/2022  Última atualização 09H00
Os actos religiosos têm sido referência nas actividades do evento da cidade do Lubango © Fotografia por: DR

A realização da Expo-Huíla e Feira Agro-Pecuária procissão de velas, missa da vigília ao Santuário de Nossa Senhora do Monte, Campeonato Nacional de Fosso Olímpico, gala de moda Huíla Fashion, Miss-Huíla e festival internacional da música da Unitel figuram como principais atractivos.

 O presidente da Associação Agro-Pecuária Comercial e Industrial da Huíla, Paulo Gaspar, disse que a Expo-Huíla desta edição é especial pela razão do país se encontrar em época de eleições tidas como festa da democracia nacional e, nas terras da Chela, de 10 a 14, a classe empresarial tem também fortes razões para mostrar as suas iniciativas e progressos em prol do fortalecimento económico do país.

 Destacou os workshops a serem organizados pelo BFA, BAI, Governo Provincial da Huíla, Sogester e Porto do Namibe que vão abordar o projecto da Baía de Moçâmedes, impacto dos investimentos no terminal para a cadeia logística e do transporte logístico no corredor do Sul e produtos financeiros para o sector real da Economia.

 O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, na sua mensagem, apelou à classe empresarial, religiosos, pesquisadores, coleccionadores tradicionais de adornos da cultura Nkhyaneka Nkhumby a aproveitarem a mais oportunidade pelo facto desta edição criar surpresas marcantes.

 Segundo ele, a comemoração da 120ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, marca os huilanos e não só, por ser um evento que une ao passado, numa perspectiva de futuro. "A concretização do evento requer que milhares de mãos actuem e colaborem nas mais distintas frentes de trabalho”.

Nuno Mahapi Dala que também reconheceu o Agosto como um mês especial para os angolanos devido à realização das eleições gerais, reforçou os apelos para que "elas decorram num espírito de paz e de reconciliação nacional”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões