Política

Luanda rende homenagem aos bravos combatentes

O vice-governador de Luanda para o sector Económico, Gilson dos Santos Carmelino, rendeu ontem homenagem aos bravos combatentes da Luta de Libertação Nacional, com a deposição de uma coroa de flores ao Túmulo do Soldado Desconhecido, no Cemitério da Santana.

16/03/2023  Última atualização 06H50
© Fotografia por: DR

O acto teve lugar por ocasião das celebrações do dia 15 de Março, data da Expansão da Luta Armada contra o colonialismo português.

Em declarações à imprensa, Gilson Carmelino, que representou o governador Manuel Homem, considerou o acto  importante, por homenagear os "bravos guerreiros, que tudo fizeram para a libertação do povo angolano”.

A independência de Angola, disse, só foi possível, devido à coragem e entrega destes soldados. "Por isso, devemos olhar com atenção este momento histórico e seguir o exemplo destes bravos angolanos”, acrescentou.

Gilson dos Santos Carmelino sublinhou, no entanto, que o Governo, a nível dos municípios, tem apoiodo os antigos combatentes com entrega de motorizadas, equipamentos para pequenos negócios e ajuda financeira e técnica para poderem desempenhar actividade económica e serem auto-sustentáveis.

Além destes apoios, referiu, o Executivo tem distribuido,igualmente lotes de terreno para a prática de actividade agrícola.

O director provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Adão Correia Baptista, reconheceu, por sua vez, o contributo dado pelos combatentes na região Norte contra o domínio colonial português.

O director explicou ainda que essa acção revolucionária foi decisiva na luta de Libertação Nacional.

O secretário-geral da FNLA, Aguiar Laurindo, que assistiu ao acto de deposição de flores, exortou a juventude a não esquecer o passado.

"Os jovens devem continuar a se inspirar nestes heróis”, referiu para acrescentar que actos do género, devem acontecer, de forma regular, para que todos se lembrem do sacrifício consentidos por estes filhos de Angola.

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política