Economia

Luanda prevê colher 220 mil toneladas de bens

António Eugénio

Cerca de 200 mil toneladas de produtos alimentares diversos vão ser colhidos no próximo ano na cintura verde de Luanda, resultante da preparação de aproximadamente 50 mil hectares para a campanha agrícola que inicia no próximo mês de Setembro.

17/08/2022  Última atualização 00H22
Operadores económicos da região foram contemplados com inputs e meios agrícolas © Fotografia por: Dr

Segundo o gabinete provincial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, a produção vai incidir em hortícolas, cereais, tubérculos, banana, amendoim e outros.    

Os municípios de  Viana, Cacuaco, Icolo e Bengo, Kissama, e Belas, constituem os maiores pólos de produção agrícola de Luanda. Nestas localidades estão a ser distribuídos os insumos,  nomeadamente, sementes, insecticidas, assim como a  subvenção de preços dos fertilizantes.

Na mesma perspectiva, foram disponibilizados 10 tractores para apoiar mais de 400 ex-militares organizados em cooperativas e associações de camponeses nas zonas produtivas da cintura verde de Luanda.

 

Pecuária

Na perspectiva de aumentar a produção pecuária em Luanda, muitos pequenos criadores de gado bovino e caprino, estão de igual modo a beneficiar de acções formativas e apoios com medicamentos para combater as enfermidades que podem assolar os animais.

Sem avançar números, o gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca, pretende apoiar brevemente um grande número de criadores com espécies de animais melhoradas, que pode ser obtida no Sul do país.   

Segundo apurou o JA, os altos preços para aquisição de sementes e outros inputs agrícolas têm provocado uma grande baixa de produtividade, nos últimos tempos, com destaque para a cintura verde da província de Luanda.

Maria Rosaria, pequena produtora da comuna da Funda, considera que a me-dida de apoio aos agricultores vai proporcionar o aumento da produtividade nos produtos do campo.

Na mesma linha converge o ex-militar Amândio Baltazar, que a escassos metros está a fazer o plantio de fruteiras. A distribuição de insumos é uma medida acertada.  

A cintura verde de Luanda é constituída pelos municípios de Luanda, Viana, Cacuaco, Icolo e Bengo, Kissama e Belas, Funda, localidades com fortes pontos de produção agricola. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia