Sociedade

Luanda limpa e arrumada depois do feriado do Carnaval

Flávia Massua

Jornalista

O cenário registado, quarta-feira, em ruas da cidade de Luanda era convidativo, depois do final de semana prolongado, onde a higiene e arrumação destacavam-se, depreendendo a ideia de que os cidadãos já começam a acatar as mensagens da necessidade de uma educação mais ecológica, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população.

15/02/2024  Última atualização 10H20
Equipas da ELISAL e de empresas prestadoras de serviço efectuaram trabalhos de limpeza, para deixar a cidade apresentável © Fotografia por: DR
Ontem, a equipa de reportagem do Jornal de Angola constatou isso mesmo em dois pontos estratégicos, nomeadamente, nas praias da ilha de Luanda e da Mabunda, no bairro da Samba.

No primeiro ponto, um dos trabalhadores da empresa de saneamento AQUAGEST explicou que, das 7 às 11 horas, momento em que os repórteres chegaram, já tinham sido limpos mais de 500 metros. Pacotes e garrafas de plástico, restos de comida e vestígios de indumentária carnavalesca fazem parte dos resíduos recolhidos .       

Catarina Rafael, vendedora de peixe grelhado e frutos do mar, na Ilha de Luanda, reforçou a ideia, segundo a qual, os cidadãos já respeitam os princípios de boa convivência, depositando o lixo em locais próprios, no sentido de garantir um ambiente mais saudável para todos.

Manuel Carlos, afecto à Empresa de Saneamento e Limpeza de Luanda (ELISAL), disse que tem a missão de descarregar os contentores para os camiões transportadores de lixo e, desde às 8 horas da manhã, com o seu colega Emílio João, esvaziaram mais de 200 contentores, de 1.100 quilogramas cada, na zona da Ilha de Luanda.  

Praia da Mabunda

"Já tivemos uma Mabunda em estado quase deplorável e que não dava vontade de cá vir, mas, nos últimos tempos, o cenário é outro. Acompanhamos os trabalhos de limpeza e higienização da praia todos os dias, desde as primeiras horas”.

As palavras da zungueira Celeste Maria, que adquire peixe e revende nas ruas da cidade de Luanda, combinam com as do jovem José Silva, escalador de peixe.

No local, era visível a presença de equipas de trabalhadores a removerem os amontoados de lixo produzidos nos últimos quatro dias de final de semana prolongado, devido ao carnaval.

Remígio Salvador, um dos trabalhadores da administração daquele local público, revelou que o dinheiro cobrado aos vendedores facilita a remuneração semanal dos jovens que, todos os dias, higienizam o também conhecido como mercado do peixe.

Elisal

O Jornal de Angola teve acesso ao relatório da ELISAL que dá conta que, entre sábado e ontem, foram recolhidas mais de 13.430 toneladas de resíduos, tendo-se efectuado 1.210 viagens aos municípios de Luanda, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Talatona, Quiçama e Icolo e Bengo.

Em vários pontos de Luanda, inúmeras equipas da ELISAL e de empresas prestadoras de serviço efectuam trabalhos de limpeza, para deixar a cidade mais limpa e arejada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade