O escritor Lopito Feijó e a esposa, a jornalista Aminata Goubel, foram os cicerones dos participantes ao encontro dos escritores da CPLP, realizado em formato híbrido (presencial e virtual), tendo como tema “Português, língua de cultura, ciência e inovação, que desafios?”.
Participaram da conversa João Anzanello e a ilustradora Anna Cunha, pelo Brasil, José Luis Tavares (Cabo-Verde), Amadu Dafe (Guiné-Bissau), Ungulani Ba Ka Kossa (Moçambique), Afonso Cruz e Rachel Caiano (Portugal), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Luís Costa (Timor Leste) e os angolanos David Capelenguela, Lopito Feijó, Yola Castro e Gociante Patissa. O português Rui Lourido, pela UCCLA e a Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa foi também um dos oradores.
Gabriel Tchiema e Moniz de Almeida
A escolha para o encerramento do festival recaiu sobre o músico e compositor Gabriel Tchiema, que fez vibrar o público com a sua proposta rítmica, uma fusão dos ritmos do leste como o Makoko e a Tchianda, e outros, absorvidos da tradição Cokwe e misturados com as tendências do Jazz e do Afro-Pop. Foi uma performance electrizante.
No último dia também fez parte do Festival da CPLP Moniz de Almeida, com uma performance em que a dança e o canto estiveram em destaque, recordando sucessos marcantes da parceira com o finado irmão Beto de Almeida. Nuno Mingas abriu as actividades levando ao palco uma proposta também marcada pelo hibridismo musical, casando Rock com Kuduro e passeando pelas influências sonoras que o moldaram como músico. A Banda CPLP também actuou na noite do fecho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO estado de saúde do kudirista Nagrelha, que no último sábado viajou para Portugal, onde recebe tratamentos médicos num hospital na cidade do Porto, devido a problema respiratório, continua estável, segundo uma fonte familiar.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.
A longa-metragem “A palavra tem poder” foi o grande vencedor da terceira edição do Kids Talent Awards (KTA), ao arrebatar o prémio de melhor filme e de melhor actriz, para a figura que interpreta a personagem principal, de nome Angolaninha.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.
Angola e Holanda defrontam-se hoje, às 17h15, no Pavilhão Arena Zlatorog, em partida referente aos quartos-de-final, da 23ªedição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, que decorre na Eslovénia até 3 de Julho, com a participação de 32 selecções.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.
A comissária da União Africana Josefa Sacko assegurou, quarta-feira(29), em Lisboa, que a investigação científica deve ser a base da política e da tomada de decisões, para permitir compreender e gerir, de forma sustentável, os oceanos e mares do continente.
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência às exportações angolanas, para entrega em Agosto terminou quarta-feira, no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,58%, para 116,12 dólares.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.