O ministro do interior, Eugénio Laborinho, vai orientar de hoje até sábado, na província de Cabinda, a reunião da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras entre Angola e a República Democrática do Congo.
O município da Matala, na província da Huíla, estima uma colheita de cerca de três mil toneladas de arroz, nesta época agrícola, como resultado do investimento realizado por uma empresa privada, anunciou, esta terça-feira, no Lubango, o administrador local, Paiva Vicente.
Angola tem o registo de 140 casos de tráfico de seres humanos, desde o ano 2015, sendo a província de Luanda o principal destino das vítimas, utilizadas para a prostituição, mendicidade, mão-de-obra barata em fazendas, casas de massagens, obras de construção civil e extracção dos órgãos para mercados negros.
A informação foi prestada, segunda-feira, no Dundo, pelo director nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, Yanick Bernardo, que revelou que as províncias fronteiriças , nomeadamente, o Cunene, com 40 por cento, seguindo-se Cabinda, Zaire e Lunda-Norte lideram a lista das ocorrências relacionadas com o fenómeno do tráfico de seres humanos em Angola.
A Lunda-Norte, particularmente, está com um registo de 18 por cento da totalidade dos casos que o país verificou, disse o director nacional, que sublinhou a necessidade de haver mais articulação entre vários sectores para o reforços às acções de protecção, promoção e divulgação dos Direitos Humanos.
Em declarações à imprensa à margem do Workshop sobre "Mecanismo Nacional de Referência de Protecção e Assistência às vítimas de Tráficos de Seres Humanos", o responsável justificou que a ligação com determinados países cuja dinâmica na matéria de protecção é baixa tem sido o principal factor da situação.
"Temos a nível do país até este preciso momento, desde o ano 2015, verificado 140 casos de tráfico de seres humanos. Em termos de incidência as províncias fronteiriças, nesse caso, o Cunene, com 40 por cento, seguindo-se Cabinda , Zaire e Lunda-Norte devido à ligação com países cuja dinâmica em matérias de protecção das vítimas é ainda baixa. Geralmente, Luanda tem sido o principal destino para a prostituição, mendicidade, escravatura em fazendas, casas de massagem e obras de construção civil", afirmou Yanick Bernardo.
O responsável disse ainda que o Executivo definiu quatro pilares fundamentais para evitar o fenómeno de tráfico de pessoas, entre os quais, a prevenção sobre o fenómeno, o estabelecimento de parcerias, a responsabilização das pessoas envolvidas no crime e a protecção das vitimas com o devido acompanhamento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.
A paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em quase todos os municípios locais preocupa a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.