Cultura

Luanda acolhe Feira Internacional de Negócios de Moda e Têxtil

Engrácia Francisco

Jornalista

Dez jovens artesãs estão a preparar-se para participar na 3ª edição da Feira Internacional de Negócios de Moda e Têxtil, a decorrer nos próximos dias 27 e 28 de Outubro, no Instituto Guimarães Rosa, em Luanda.

27/09/2023  Última atualização 12H40
Cláudia Mittler, mentora do projecto, disse que o objectivo do evento é criar uma ponte de intercâmbio entre artistas e agentes © Fotografia por: Foto DR

A mentora do projecto denominado "Ao International Trade Show”, Cláudia Mittler, avançou que vai ser lançado, neste ano, o projecto "Ao Criativa”, cujo objectivo é criar uma ponte de intercâmbio entre artistas e agentes angolanos e apresentá-los no  mercado internacional, com uma nova proposta, que oferece peças de qualidade, com design diferenciado e informação de moda.

"O projecto vai promover o bordado, croché, tricô e macramé”, disse, acrescentando que o "Projecto Ao Criativa”, concebido pelo "Ao International Trade Show”, é um passo importante e concreto que olha para o futuro da indústria da moda angolana.

Cláudia Mittler disse que o foco está na interacção comercial entre expositores, compradores de moda nacional e internacional, além da apresentação dos criadores deste segmento importante da afirmação da economia. "Na edição deste ano, a organização vai lançar novos talentos do sector e criar parcerias com estilistas internacionais, entidades públicas e privadas, interessadas em colaborar técnica e institucionalmente para o desenvolvimento desta indústria”.

Projecto

O projecto "Ao International Trade Show” prevê estabelecer um espaço privilegiado de promoção da indústria têxtil e da moda em Angola.

Por outro lado, a Feira Internacional de Negócios da Moda tem sido o baluarte da promoção da produção nacional, contribuindo para o desenvolvimento dos sectores têxtil, do calçado, acessórios e outros artigos de moda, além de apostar na divulgação do trabalho de jovens estilistas angolanos.

Na primeira edição, recorda Cláudia Mittler, o plano de fundo foi a promoção da sustentabilidade ambiental da indústria da moda e contou com o apoio do Ministério da Cultura.

Outro ganho, acrescentou, foi obtido na 2ª edição, naquela ocasião as indústrias portuguesas de vestuário e calçado estreitaram, no evento, as  relações com o mercado angolano, através da parceria com o "Ao International Trade Show”.

"O  ‘Ao International Trade Show’ prepara-se para tornar real o sonho de muitos criadores, com ênfase para as artesãs, através de um reforço consubstanciado na criação do projecto, apoiado pelo Instituto Guimarães Rosa e a Embaixada do Brasil, baseado no conceito de que Moda é Arte”, disse.

Será uma grande oportunidade, continuou, para os jovens que trabalham todos os dias neste mercado fechado e bastante selectivo. "Será o momento para as marcas angolanas, bem como as residentes na diáspora entrarem em contacto com as diversas identidades e atenderem os seus interesses”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura